terça-feira, 8 de setembro de 2009

RACISMO E CHINELAGEM EM IVOTI



Técnico Márcio Costa, do Guaíba, posta considerações sobre fatos ocorridos durante e após o jogo entre o seu time e o Ivoti, domingo. Colocarei, apenas com algumas adaptações gramaticais, o seu conteúdo na integra, mas já , de antemão, adianto o que penso:
Se foi como o Márcio disse, é lamentável. Racismo e chinelagem é o mínimo que se pode dizer. É inadmissível racismo em pleno 2010. E é crime. Vivemos num pais de mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou seja, de relações inter-raciais. Infelizmente ainda há este tipo de pessoa. E tem mais. Pior ainda que em algumas comunidades de origem alemã, isto não é tão incomum assim. Eu tenho uma explicação meio psicanalítica para este tipo de comportamento. O cara para não gostar, ou pior odiar e externar este tipo de preconceito deve ter perdido uma namorada para um "escurinho" ou já teve um genro ou cunhado "de cor". Só pode ser. E dizem até que os opostos se atraem. Quem as loiras gostam de um "pretinho" e vice-versa, também, eu sei. Falam que é coisa de DNA ( parece que eles tem um DNA enorrrrrrrrrrrrrrme), mas , falando sério, isto é de uma pobreza de espírio sem tamanho. Outra coisa, tem que se escolher melhor mesário e fiscal da FGF. Não dá para botar só uns aposentados ( com todo o respeito aos aposentados) que os netos não aguentam em casa e não tem o que fazer. Pô , tem que ter gente com "tato", com diplomacia. Futebol não admite mas gente do tempo do "êpa". Também se esperava mais cordialidade por parte do Ivoti, mas, se até para fazer time, a julgar pela dificuldade que tiveram de passar pelo "juvenil" do Guaíba, até nisso eles tiveram dificuldades, fará então, segurar a torcida ou exigir , de parte dela, educação. Tudo isso que estou escrevendo, se os fatos, abaixo apresentados, corresponderem fielmente ao ocorrido. Bem, mas vamos ao que o Márcio Costa colocou:
TEXTO ADAPTADO ( o original está postado no ítem comentários)
"há um equívoco. Quem foi pegar a bola na mesa foi o atleta Diogo da Silva Pereira, e o mesario não entregou e ele tentou pegar novamente quando foi agredido com um soco por este mesario e chamando de nêgo safado. Nosso atleta revidou e após isso ele foi retirado pela Brigada de forma normal, mas levado até o portão de saida onde fica a torcida do Ivoti . Lá o atleta ficou do lado de fora junto com o nosso preparador fisico, o Plabo, que lhe acompanhou quando foram agredidos de forma covarde pela torcida do Ivoti e insultados com atitudes racistas. Temos o Boletim de Ocorrência e o pedido de exame de corpo e delito solicitado. Com essa confusão só teve uma equipe prejudicada que foi a nossa já que ficamos com um atleta a menos. Depois é que foi expulso um atleta do Ivoti por reicindência de cartão e ai teríamos ficado com um a mais. Não culpamos o árbitro pois ele aplicou a regra. Após o jogo atiraram de tudo na nossa comissão técnica e atletas : cervejas, pequenas pedrinhas e havia inclusive uma pessoa se intitulando dirigente que entrou no campo e atirou um copo cheio de cerveja na minha pessoa enquanto falava ao telefone. Ele foi repreendido pelo seu presidente Joaquim, que aliás foi a única pessoa do Ivoti que tentou acalmar pois o resto se esquivou dizendo que nada podia fazer e todos sumiram e ainda diziam a que não era problema deles. No campo do Ivoti para se entrar e sair tem que se passar pelo meio da torcida. Assim, após todo este tumulto tivemos que sair pelo meio da torcida deles. Passamos por coisas que envergonham o futebol. Achamos que não havia mais isso. Vale lembrar que uma pessoa fez um comentário contra minha pessoa na semana passada dizendo que tinha sido muito bem tratado em Guaiba. Em Ivoti , repito, uma única pessoa nos tratou bem: foi o Presidente Joaquim. O resto todo foi omisso inclusive pessoas que se intitulam nossos amigos, mas mesmo assim continuaremos tratando bem todo e qualquer clube que for em nossa cidade pois temos respeito e dignidade".
Após, houve a postagem de uma mensagem do preparador físico do Guaíba, Pablo Gomes. Coloco na íntegra. Eu não entendi o que eles quis dizer:
"retificando o segundo tempo o jogador numero 6 (Balu) é nosso lateral esquerdo e não poderia estar cobrando o lateral pelo lado direito de ataque da nossa equipe. O resto foi como o Márcio postou."
Aguardo e x p l i c a ç ã o mais didática, perdão.

Um comentário:

  1. caro bolke, coloquei rapidamente esta mensagem anterior, desculpe a falta de clareza!! o fato foi ocasionado quando o mesário postavasse do lado direito do nosso ataque, portanto nosso atleta numero 6 não poderia estar participando do corrido. Foi o próprio camisa 9 dioguinho que foi agredido pelo mesário...

    ResponderExcluir