sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PRIMEIRAS DA SEXTA






.....Em relação as considerações do vice-presidente de futebol do Gramadense, Flávio Martíns, faço as seguintes observações opinativas, concordado com algumas, discordando de outras e , ficando "em cima do muro" em relação a outras. Sobre àquela que encabeça sua reclamação, não surpreende. A FGF não pauta sua atuação por ser muito democrática e nem tem como atender aos interesses de todos mesmo. Em relação ao Estadual Amador então, c.... e anda.

.....Não dá para aceitar a comparação da situação do Estância/Feevale com o do Doze Horas. O time que alugou o nome do Tamoio estava disputando uma competição em Porto Alegre onde seus adversários, no mais das vezes , eram ajuntamentos de amigos e familiares de alguns becos da capital. Tanto que o Doze Horas ganhou o bi-campeonato usando time reserva. O Estância/Feevale representa o Estado numa competição Nacional em nível universitário. Em Porto Alegre, depois que o Academia do Morro se licenciou por que alguns "investidores" estão vendo o sol nascer quadrado, o Doze Horas manda na área. Aí não tinha quer parar mesmo. Se não vão querer paralizar o campeonato quando a filha de 15 anos do massagista de um clube fizer 15 anos.
......De fato, o Estância Velha/Feevale sabia da competição e o assunto poderia ter sido tratado antes. É que na verdade, houver um "emendão". Um domingo que sucedeu uma semana de muita chuva, um de eleição em Ibirubá e aí, sim, o da participação do Estância no Brasileiro Universitário. Foi concidência e exigir bom senso da FGF seria exagero. Ainda sobre o fato de ser a Feevale e não o Estância o representante gaúcho no Brasileiro Universitário, o problema é mais amplo. De uns anos para cá , o Estadual Amador tem sido um repositório de experiências. Neste ano, por exemplo, somente Gramadense, Ivoti, Grêmio Ibirubá, Serrano e Americano são genuinamente times de "Amadores". O Guaíba é um juvenil/junior recheado com alguns "passados" , mas pensando e revelar jogadores. A Associação Nova Prata fez um "avant-premier" para a segundona de 2010, o Morro Reuter usou o amador para justificar reformas no estádio , tanto que quando se aprumou para a competição esta já havia acabado para ele, o Tamoio emprestou o nome ao Doze Horas que cansou de bater- algumas vezes nos dois sentidos- nos timecos da capital, inexpressivos depois da retirada da Academia do Morro e o União Campestre queria provar para a turma da Certel que podia mais do que "papar" aquele campeonato, embora tenha ficado devendo. Bem o Estância, todos sabem o que realmente queria. É onde está agora, em Vitória. Ou seja, se continuar assim, dentro de alguns anos serão três ou quatro times. Até por que houve um inchaço muito grande nos juniores/juvenis. Qualquer "novo rico", ou remediado mesmo, achando que pode ser um novo Juan Figuer contrata um "Menotti dos Pobres" ou um professorzinho de educação física com um abrigo listrado Adidas dos anos 70 e sai caçando uma gurizada por aí na esperança de que saia um Taison "da vida" para no mínimo, negociar com um grande clube. Isto quando não dão "cambão" numa cidade inteira. Claro que há trabalhos sérios como o Igrejinha,por exemplo e o próprio Guaíba, para citar um do "nosso meio". Já em relação a aquisição de ritmo de jogo por parte do Estância Velha/Feevale, acho duvidosa a vantagem que o Gramadense alega. Tem , alguém pode dizer, o desgaste de uma longa viagem ida-volta e ainda jogos todos os dias, praticamente, podendo haver lesões de jogadores por exemplo. Mas, por outro lado, é um grupo jovem e haverá uma semana , quase, para recuperação.

.....Não entendi o que o Flávio Martíns quis dizer sobre custos extras, deslocamentos, despesas adicionais. Os jogadores recebem por jogo, não é ? Ou estou enganado. E não haverá aumento no número de partidas , por consequencia de viagens. Logo não muda neste aspecto não é mesmo ?
.
....Sobre a quebra de ritmo, bem que Gramadense, Ivoti e Grêmio Ibirubá podiam ter se movimentado. O Grêmio treina duas vezes por semana. Acho que continuou. O Ivoti é um mistério. Andam muito quieto. Já o Gramadense, pela sua inércia, tomou pau do Jornal de Gramado. Faltou capacidade de convencimento à direção, falta de interesse dos jogadores ( profissionalismo não dá para exigir , né, ou dá ? ) , ou o Gramadense não viu necesidade. Então não dá para reclamar da falta de ritmo.
.....Sobre decisão arbitrária da FGF, segundo o Gramadense, é apenas um reflexo da pouca expressão que tem a categoria na entidade máxima do futebol gaúcho. Lembro sempre que , para o Perondi, "amador era para um bando de velho brigar". Agora, nem isso não é mais. Cada um tem um interesse distinto. Falta uniformidade de interesses. Isso é ruim.

.......Tomei um pau do pessoal da Feeevale. Primeiramente parabéns pela classificação à semi-final e pelo fato de ter igualado o melhor desempenho gaúcho na competição. Quero explicar que procuro aqui fazer uma cobertura informativa e editorial de forma profissional. Talvez exagere . Mas minha proposta não é de "colunismo social" , ou seja , só puxar o saco. É verdade que pouco se sabe sobre a competição. É pouco divulgada. Fui atrás. No site da competição, dois dias antes não havia nem o nome das entidades participantes. A própria Feevale, que despeja dinheiro na mídia, até por que arranca doses generosas através de mensalidades de alunos cuja capacidade intelectual não permite ingressarem na UFRGS ( que é de graça), execeção feita a sado-masoquistas endinheirados que preferem pagar do que estudar de graça, bem que poderia ter uma assessoria mais eficiente. Não tenho a pretensão de que o blog recebesse algo,mas o veículo onde trabalho ( Rádio Guaíba, Correio do Povo) , sim. Ou então, e aí me desculpem, não tão nem aí para este campeonato secreto. Pode ser. Temos que respeitar.

.....Critiquei por que o começo do Estância/Feevale foi ruim. Esteve na iminância de se desclassificar na terceira partida. Acordou em tempo.Parabéns. se não criticasse no momento ruim não faria sentido elogiar na ascensão, que é este. E tem mais: reclamar de jogar todos os dias 90 minutos, não dá. Parem de chorar. O que eu não posso exigir é o Marcelo Buda, do Gramadense, com 36 anos, correr os "90" sem cansar ou o "alemão das cucas" do Morro Reuter que trabalha de sol a sol e domingo vai la vestir a camisa do "Moro Roiter". Gurizada nova, bem preparada , boa estrutura, nível universitário. E sobre cobrar , penso que , embora de mesmo nível, é de se esperar que haja mais bons jogadores no Rio Grande do Sul, mesmo numa seleção universitária,do que a do Piauí, pois como se sabe, aqui no Sul, fazer três refeições por dia é praxe. Não é assim em todas as "regiões" do Brasil.

.....Por último, os atletas da Feeevale deixam claro que o Estadual Amador só serviu de laboratório para o Brasileiro Universitário, que , segundo eles, é de um nível muito superior. Bem, sendo assim, se Ivoti, Gramadense e Grêmio Ibirubá perderem um título para uma equipe que usa a mesma competição que eles almejam como proveta de laboratório, se perderem devem trocar de esporte para 2010. Sugiro canastra , que a alemoada joga muito nas tardes de domingo. Aí seria humilhação demais para o já pobre campeonato. Só faltava no próximo ano o Guaíba inscrever o time mirim e encardir a competição. Com os juvenis já deu um calor no Ivoti.




Um comentário:

  1. "O time que alugou o nome do Tamoio estava disputando uma competição em Porto Alegre onde seus adversários, no mais das vezes , eram ajuntamentos de amigos e familiares de alguns becos da capital."...........isto para mim tem um nome : é puro preconceito, como é que deixam um imbecil destes escrever ??? idiota . meu fone é 91558162

    ResponderExcluir