sábado, 12 de setembro de 2009

CURTAS DO SÁBADO

.....Chove em todo o Estado neste final de semana. Ou seja, mesmo que o Estância Velha não estivesse disputando, pela Fevale, o Brasileiro Universitário, não teríamos rodada igual. Ela seria , inevitavelmente transferida.
.....Lateral Barão, que chegou a fazer dois gols pelo Ivoti, acertou-se com o Avenida de Santa Cruz do Sul para o Gauchão 2010. O técnico Cabeça perde o atleta para os jogos finais do Estadual.
.....Serrano, de Canela, que nunca deixou de disputar o Estadual Amador, não se encontra. Há tr~es anos não passa da 1ª fase. Neste ano foi lanterna na geral. Ano passado, penúltimo ( somente não foi último por que o Safurfa, de Marau, conseguiu perder todas as seis partidas que disputou). Neste ano, apostou na base, tinha um time muito jovem. No ano passado, fez parceria com o Miltinho, do Sindicato dos Atletas, que mandou uma "bombas" para a Serra e também não deu certo.
......Rodrigo Reche, goleador do Serrano, e do Estadual também, antes do Fabianinho do Grêmio Ibiruba "acordar", tem 23 anos, nunca jogou em times profissionais e nem nunca foi convidado.
.....Gramadense queria Sandro Sotili ou Adão. Só não foram contratados por que tanto Pelotas como Porto Alegre se classificaram para o quadrangular final -e subiram, inclusive- da 2ª divisão. O Adão, ex-Grêmio, também chegou a estar acertado então....
....Serrano, de Canela, poderá disputar o Serra-Mar deste ano. Para ir ganhando ritmo para o Estadual do próximo ano.
.....Aliás, é um problema a ser analisado e que preocupa por que, além dos participantes no Estadual estarem rareando, estão se diversificando. O União Campestre, de Lajeado, adorou o Estadual , mas o presidente Celso Kappes, também recvlama que são poucos jogos. Nem disputou o certame da Certel para priorizar e agora só volta ano que vem.
.....Há vários tipos de clubes no Amador, apesar de poucos clubes. Ou os que não têm na competição o foco principal, Guaíba e Estância( mais preocupado com categorias de base), os que querem subir para o profissional, no caso segundona ( Associação Nova Prata), os que encheram o saco dos campeonatos da volta ( União Campestre, de Lajeado, Doze Horas/Tamoio, Porto Alegre e Viamão), os que nem sabem o que querem, (Morro Reuter), ou os medrosos, que não se arriscam no profissional (Ivoti, Gramadense, Serrano e Grêmio Ibirubá). Estes, em parte até tem razão. Se é para ir para o profissional e depois voltar como o Vila Rosa, de Dois Irmãos, ou, pior ainda , quebrar ( se bem que o Vila também quebrou), como os times de Arroio Grande (Internacional e Arroio Grande e ), é melhor ficar onde estão. Mas e se também começar a virar saco de pancada no próprio amador, como está sendo o Serrano e como até já foi o Ivoti, há alguns anos ? Isso sem falar no 15 de Campo Bom, cuja impáfia dos ditigentes não permite um retorno ao amador e nem em condições precárias à segundona ( adiou seu retorno para 2010, nesta semana), ou ainda a Associação Sapiranga. Se bem que o time de terra dos "Mukers" só não subiu para a Divisão Especial em 2003 por que o Brasil de Pelotas entregou para o Farroupilha no último jogo, para humilhar o Pelotas , que havia caído para a 2ª divisão (aí ficaria o Brasil e o Farroupilha na 1º).
.....É preocupante. Não sei o que vai ser do amador. Agora, jogar só uns dois ou três meses com menos de uma dúzia de times de duas regiões do Estado apenas, não parece ser um quadro muito animador. E tudo com o beneplácito da FGF que não está nem aí para o Estadual Amador.
.....E tem mais. Me bateram nesta semana que o INSS vai bater forte na fiscalização no próximo ano nos clubes amadores que estão "pagando por baixo do pnao aos seus atletas". Será ??? Bom que quase todo mundo recebe, ninguém tem dúvida. Mas como isso entra na contabilidade dos clubes??? Quem dá e quem recebe "recibo"???

Nenhum comentário:

Postar um comentário