quarta-feira, 30 de setembro de 2009

IVOTI VENCE AMISTOSO CONTRA COMBINADO

Maxwell fez o único gol do Ivoti no amistoso desta noite


O Ivoti venceu o Combinado Canoas-Sapucaia do Sul por 1x0 em jogo disputado agora a noite nos Eucalíptos, em Ivoti. O único gol do jogo foi marcado por Maxwel. O jogo serviu para movimentar a equipe do técnico José Bavaresco, o Cabeça, já que o Estadual Amador teve uma paralização de três semanas devido ao mau tempo, eleições em Ibirubá e a participação do Estância Velha no Brasileiro Universitário.


O grupo se reapresenta no início da tarde de sábado e inicia viagem para Ibirubá onde faz domingo a partida de ida, no estádio Carlos Jacob Simon, contra o Grêmio, pela semi-final do Estadual Amador.



MAXWEL


O atacante Maxwell, autor do gol isolado no jogo desta noite é paulista de Igarapava e está com 22 anos, completados em 20 de fevereiro. Jogou este ano no Cianorte-PR e no ano passado no Joinvile, mas começou no Operário de Ponta Grossa.

ASSOCIAÇÃO NOVA PRATA TROCA DE CATEGORIA E DÁ ADEUS AO ESTADUAL AMADOR



Durou somente um ano a passagem da Associação Nova Prata de Esportes no Campeonato Estadual de Futebol Amador. A equipe serrana oficializou nesta semana seu ingresso na categoria profissional e disputará a segundona gaúcha em 2010, deixando, obviamente, o Amador.
Como no ano que vem, por termos Copa do Mundo, a segundona vai ser disputada quase que concomitantemente com a Divisão Especial os clubes terão que possuir equipes próprias e não simplesmente "colher" jogadores desempregados pagando menos de metade do que ganhavam na 1ª divisão. Para ser ter uma idéia, hoje, os clubes da segundona fazem times razoáveis para a arrancada e depois, os que têm alguma condição, contratam os que ficam sem emprego quando termina o curtíssimo Gauchão. O mesmo ocorre no segundo semestre. O Milan, de Júlio de Castilhos é um exemplo. Fez um time fraquíssimo na segundona e agora , aproveitando a sobra da segundona, conseguiu fazer uma seleção com ex-atletas do Riograndense, de Santa Maria, que já tinha apanhado a sobra do Inter-SM, e vêm fazendo boa campanha.
Mas a Associação Nova Prata terá uma estratégia particular. Segundo o coordenaor Pedro Martíns, o clube começará a trabalhar cedo. A idéia á aproveitar entre 50 e 70% do grupo que disputou o Estadual Amador deste ano (onde já havia alguns jogadores experientes como o goleador Batata, 25 anos ) e mesclar com cinco ou seis que serão contratados , vindos de outras cidades, já que nem todos , do atual grupo, poderiam treinar em dois turnos ou estar disponível pois trabalham em outras funçõs e seriam semi-amadores.
CATÊ
O ex-jogador do São Paulo, campeão do mundo com Telê Santana, que já comandou a equipe neste ano, deverá continuar como treinador do time. Catê mora em Veranópolis.
ESTADUAL 2010
Por enquato não há tendência de diminuição no número de clubes para o próximo ano. O Guarany de Espumoso vai estar na disputa e substituiria o time de Nova Prata. Comenta-se que o Americano, de Novo Hamburgo, poderia se licenciar. Guaíba e Estância Velha, vale lembrar, priorizam as categorias de base e o Tamoio só participa se for novamente conscorciado com algum outro clube, tal qual foi com o Doze Horas, de Porto Alegre neste ano.

DIRETORIA DO GUARANY DE ESPUMOSO JÁ ESTÁ COMPLETA





Presidente- Douglas Fontana
Vice-presidente- Henrique Dall'Ago
Secretário- Pedro Hass
Tesoureiros- Mauro Marchese e Arcebir Spada
Conselho Fiscal-
Roberto Iopp (atual vice prefeito de Espumoso), o "Nico"
e
Mauro Schimitt
Assessor de Imprensa- Adriano Vilarinho( radialista",
Diretor de Eventos- Renan Nicolini e Laires Camargo
Diretor de Esportes- Marcos Mundosck, (Travinha)
Preparador Físico- Ademir Batista, Mire, ex-jogador profissional do futebol passofundense na década de 70.
Em relação ao campeonato 2010, pouco se sabe. Em princípio a FGF deverá continuar pagando a arbitragem, como faz agora. Sobre a data da sua realização, o calendário, por ser ano de Copa do Mundo, não será igual ao deste ano, mas somente haverá definição no final de novembro, início de dezembro. A tendência é de que o Amador, se persisitr com um número baixo de particioantes , que é a tendência, comece somente após a Copa. Para começar antes- tal qual a segundona que será paralela à Divisão Especial- terá que haver no mínimo 15 clubes, o que é muito difícil.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Curtas da terça-feira



.....Hoje fiz diversos contatos e obtive várias informações, palpites, dicas e "algumas fofocas". Vamos lá então:

1)Ivoti fará amistoso nesta quarta-feira contra um Combinado de atletas do futebol amador de Canoas e Sapucaia do Sul. O técnico Cabeça vai exigir muito do grupo. O jogo será para valer, com uniforme oficial, juíz federado e tudo mais.

2)Falando com o Cabeça refleti e vou amenizar as críticas sobre o Gramadense - que eu fiz e o pessoal de Gramado também-. O Cabeça me disse. "Tchê, não é fácil para nós do amador juntarmos a turma para uma partida amistosa. É muito difícil". Para o Ivoti, é pior ainda pois tem jogaores que moram em Veranópolis, Lajeado e Caxias do Sul, por exemplo.

3)Clube com estrutura é outra coisa. Ivoti viajá já no sábado para Ibirubá. O Grêmio deverá fazer o mesmo no jogo da volta,creio.

4)O técnico Cabeça sabe tudo sobre o adversário. Conhece todos os atletas e só tem uma dúvida sobre quem o Paulo Gaúcho vai colocar em campo. Marangon deverá atuar como 2º homem no meio de campo, Coracini será o volante. Fabianinho e Evandro Brito mais na frente. Lino e Márcio que jogam juntos há três anos, na frente. Bom , o papo foi rápido- eu estava no meio do programa na rádio Guaíba- posso ter anotado algo errado. Mas ele, com certeza, tem tudo na cabeça.

5) Grêmio Ibirubá treinou durante quase todo este período de três semanas, duas vezes a cada sete dias.

6)Cabeça quer muito ser campeão pelo Ivoti. Diz que foi campeão por tudo que é clube que passou. Desde a ACBF , no futsal ( do Mundo inclusive e um título gaúcho sobre o Inter em pleno Gigantinho), pelo Americano (um título no Estadual Amador e um vice) . Já está no terceiro ano no Ivoti e não quer deixar a chance escapar novamente. Deu a entender que não ficaria em 2010 se não ganhar o Estadual.

7)Conversei com outras pessoas, que pediram sigilo, me falaram "in-off", mas lá vai o que pesquei:

a)Gramadense é melhor que o Estância. Deve passar sem dificuldades. Se colocar um a um os 20 e poucos jogadores do Gramadense ao lado dos do Estância, todos do time da Serra são melhores.

b) O confronto entre Grêmio Ibirubá e Ivoti será bastante parelho. O Ivoti tem jogado melhor fora. O resultado da ida, domingo, pode ser decisivo para ambos.

c)O Estância Velha/Feeval sem o Tsuga não é o mesmo. O ótimo marcador se formou na Feevale e não está mais no time e está fazendo muita falta, ou fará, nesta fas e, no caso.

d)Será uma grande surpresa se o Estância endurecer com o Gramadense. O time tem um padrão de jogo baseado na marcação e joga igual -ou seja com simplicidade- em casa e fora.

e) Um dos motivos pelo qual o Guaíba endureceu muito com o Ivoti é de que alguns atletas foram preteridos pelo técnico Cabeça. O goleiro Sílvio ( que fechou o gol), o Tuta e o Evandro. Jogaram muito. Valorizaram muito a classificação do Ivoti.

f)Em Crissiumal estaria havendo mobilização para que o Tupy voltasse às disputas em 2010. Uma empresa do ramo de informática, muito bem conceituada na capital do Estado, poderia auxiliar o retorno do Tupy.

Ivoti faz amistoso nesta quarta contra Combinado Canoas-Sapucaia do Sul

Aleluia ! Finalmente alguém vai se movimentar no Estadual Amador nesta "baita" folga de três semanas. Caberá ao Ivoti quebrar o tabu. O time do técnico José Bavaresco, o Cabeça, joga hoje, nos Eucalíptos, ás 20h, contra um Combinado formado por jogadores de Canoas e de Sapucaia do Sul.
Para o jogo de domingo, em Ibirubá, o Ivoti viajará já no sábado, ás 16h. Em princípio o grupo estará completo para o jogo contra o Grêmio, domingo, ás 15h, no Carlos Jacob Simon, pela semi-final do Estadual Amador.

Gramadense não fez amistoso e nem "se ligou" muito no adversário



O mau tempo do último final de semana impediu a realização daquele que seria o único amistoso do Gramadense no interregno destas três semanas em que a bola não rolou pelo Estadual Amador. O adversário seria o time do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul.
Além de não ter atuado o Centro Esportivo Gramadense parece que nem se preocupou com o adversário também. Até hoje, nem todos - talvez poucos, ou talvez ninguém- sabia como havia sido o desempenho do Estância Velha/Feevale em Vitória.
O presidente Dirleu dos Santos Silva tentará ainda nesta semana acertar para amanhã, ou quinta, uma partida amistosa contra, possivelmente, o Aimoré. O jogo seria no Cristo Rei para valorizar ainda mais o jogo para o Gramadense. Porém , até aí a chuva atrapalhou. Com a chuva de domingo o clássico entre o clube de São Leopoldo e o Novo Hamburgo foi reralizado somente ontem, segunda-feira, e o Índio capilé já jogará novamente no sábado, com o Caxias, praticamente inviabilizando o amiostoso.
Em Gramado a imprensa local critica bastante o Gramadense por não ter conseguido se movimentar neste período de três semanas principalmente por que o adversário de domingo, o Estância Velha disputou- e venceu- o Brasileiro Universitário e jogou cinco partidas e , como descansou na semana, estará entrosado e descansado para o jogo de domingo no estádio das Acácias.

Agora é oficial: Guarani de Espumoso disputa o Estadual Amador em 2010


O Guarany de Espumoso está de volta às competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol. O clube vai disputar em 2010 o Estadual Amador. A diretoria, específica para esta disputa, já es´tá formada.
O amigo Marcos me passa estas informações :
"voltaremos em 2010. Saiu hoje (ontem) a diretoria. Gurizada nova, que gosta de futebol,já temos apoio da administração do clube e agora vamos começar trabalhar para montar o grupo. Nosso estadio é ótimo, o campo novo, falta estrutura ainda mas acho que vai dar certo"
E manda ainda a diretoria:
-Presidente, Fontana,
-Vice-presidente, Henrique Dall'Ago
-Secretário, Pedro,
-Tesoureiro, Mauro
-Preparador Físico, Mire
e o próprio Marcos Mundstock, o popular "Travinha" será o Diretor de Esportes.
O próximo passo será uma reunião para achar um bom nome para treinador e depois começar a montagem do time.
PS- O Marcão,manda o nome completa da turma pô!!!!
O Henrique Dall'Ago já nos mandou o recado, falta o restante. Pessoal, podem me passar os telefones também de alguém

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MORRO REUTER ATÉ QUE TEVE RAZOÁVEL ESTRUTURA



Ao contrário do que colocamos aqui, o E.C. Morro Reuter teve sim, certa estrutura para disputar o Estadual Amador. Fez até amistoso de preparação com o Gramadense e empatou por 2x2. A equipe comandada por Graxinha realizou treinos e coletivos, duas vezes por semana e conseguiu "ganhar" a disputa com co-irmãos para a aquisição de reforços importantes, de times como o Estância Velha e e o Americano de Novo Hamburgo. Foram 13 jogadores pratas da casa ou de clubes menores da cidade.
O PLANTEL QUE DISPUTOU O ESTADUAL
Goleiros: Jonada e Buiú, ambos de Morro Reuter;
Lateral direita: Mauro (Morro Reuter) e Carlos (Estância Velha);
Lateral esquerda: Renato (Estância Velha) e Mosca (Morro Reuter)
;Zagueiros: Tcharles (Morro Reuter), Cléber (Estância Velha), Jefão (Estância Velha), Sidi (Morro Reuter) e Luizão (Morro Reuter)
;Volantes: André (Estância Velha); Nuno (Estância Velha), Xodó (Novo Hamburgo) e Claudinei (Morro Reuter)
;Meio campo: Pelézinho (Novo Hamburgo), Fia (Novo Hamburgo), Camisinha (Morro Reuter) e Zorba (Morro Reuter);
Atacantes: Alan (Morro Reuter), Julião (Estância Velha), Xirú (Morro Reuter), Tita (Herval) e Lopes (Dois Irmãos)
;Técnico: Graxinha (Nova Petrópolis)
Departamento de Futebol: Alan, Polaco e Adão
Preparador físico: Daniel Boufler
Massagista: Lacat

PRIMEIRAS DA SEGUNDA-FEIRA



.......O nosso leitor Marcos, que havia nos dado um 'pau" e com boa dose de razão, voltou a postar. Segue: "é que eu também moro em uma vila de Porto Alegre e fiquei "meio" irritado, mas é através do teu blog que eu fico sabendo as noticias do amador ,(...). continue assim, dando nome aos "Bois", eu sei bem como são estes times comandados pelos "patrões", e é bem assim como tu fala mesmo . (...). abraço
.....Pessoal, terminou o recreio!!!! Nesta semana o Estadual Amador volta a bombar. Vamos ver se ninguém desaprendeu a jogar:
1)Gramadense- tá na hora de cobrar mais do grupo. Passaram com as calças na mão pelo Doze Horas. O time investe muito. A comunidade é rica. O clube faz 80 anos e nunca foi campeão. A direção não conseguiu um treinozinho sequer nestas três semanas.
2)Ivoti- também, insisto, pelo que investe, tinha que ter patrolado os guris do Guaíba. Esteve em silência neste tempo todo. O técnico Cabeça é uma raposa. Acho que alguma coisa foi feita.
3)Grêmio Ibirubá- não pegou ninguém por enquanto. Para o atual campeão o campeonato tá começando agora. Vamos ver se por Ibirubá os dirigentes fizeram alguma coisa a mais neste período do que votar para prefeito.
4)Estância Velha- para mim era o zebrão da semi-final, mas vêm embalado pelo título em Vitória. Já deu uma "balaqueada", com alguns jogadores dizendo que o Universitário "era mais forte que o Estadual Amador", que o objetivo era o título em Vitória-ES, que o Estadual era só para preparar-se ao Brasileiro. O Gramadense pode usar isso no vestiário, mas parece não ser muito o perfil do técnico do time da Serra. Se fosse o Cabeça, do Ivoti, ia agitar"internamente"
PALPITE
.....Não é informação, é palpite. Acho que o Adriano Sajonc e o José Roberto Rach apitam neste domingo ou no outro. Diego Real também anda cotado,
.....E sé chover domingo... faria um mês de paralização o campeonato.

domingo, 27 de setembro de 2009

JOGOS DE GUAÍBA, ESTÂNCIA E TAMOIO, ADIADOS



Com exceção feita às eleições municipais em Ibirubá, dia 20, nos outros dois domingos em que não houve rodada no Estadual Amador, o mau tempo justificaria a transferência da rodada. Foi assim, dia 13, embora o adiamente tenha sido já na quinta-feira anterior, dia 10, e teria sido hoje, dia 27, pois chove em todo o Estado e desta forma , mesmo que o Estância Velha/Feevale não tivesse disputado até ontem o Brasileiro Universitário, em Vitória(ES), a rodada não teria saído.
No início desta tarde o assessor de imprensa da FGF, Flávio Fiorin, comunicou aos orgãos de imprensa o adiamento de todos os jogos amadores ( Juvenis e Copa Alceu Bordignon). Assim, Estância Velha x Cerâmica, Guaíba x Pedra Branca e Internacional x Tamoio, não foram realizados.

sábado, 26 de setembro de 2009

CURTAS DO SÁBADO

.....Parabéns ao Estância Velha/Feevale, grande campeão brasileiro universitário, vencendo na final o time da casa que não precisou se desgastar com uma longa viagem. Agora é partir contudo para enfrentar o Gramadense pela semi-final do Estadual Amador. A responsabilidade aumenta ou diminui ?
.....Aumenta, se levarmos em consideração a juventude do time, o fato de estar embalada e de ter sido o único que esteve em atividade ( jogou seis partidas pelo Universitário).
....Diminui se pensarmos que, segundo o atleta Felipe falou, o objetico do time era o Universitário, cujo nível era bem mais elevado que o Estadual Amador. Já está com a "missão cumprida"
.....Não tenho dúvida que a do Gramadense aumenta. Investiu muito. Tem dinheiro. Não treinou por que não quis.Terá pela frente uma gurizada que usou a competição que o time da Serra nunca ganhou- e quer ganhar no ano do seu 80º aniversário pela primeira vez- como laboratório. Se não passar será fiasco.
.....Tamoio- Tamoio , não Doze Horas- pode fazer uma parceria com o Flamengo do Rio e o Brasil de Pelotas, ambos também rubronegros. Me disse o professor de Educação Física em Porto Alegre, Joaquim Terra Pinto, que foi candidato à vereador pelo PC do B ( da Manuela , lembram), que estaria acertando a parceria e iria ser um dos "cabeças" da parceria . Bom, ele também me disse que ia se eleger e que o Riograndense de Rio Grande, iria voltar neste 2009, ano do seu centenário. Postei aqui por que um dia algo que ele diz pode se confirmar não acham..

ESTÂNCIA,GUAÍBA E TAMOIO NA COPA ALCEU BORDIGNON



DOMINGO - 27/09 - 2ª rodada do turno único da 1ª fase
ESTÂNCIA VELHA X CERÂMICA
Local: Das Acácias
Horário: 15h
Árbitro: Leandro José Alflen
Assistentes : Rodrigo Silveira de Vargas e Jair Maciel Lovay
Delegado da FGF: Adair João Maria
GUAÍBA X PEDRA BRANCA
Local: Breno Guimarães
Horário: 15h
Árbitro: Ânderson da Silveira Farias
Assistentes : Geferson Augusto Herbert e Fernando Chaves
Delegado da FGF: Flávio Augusto Pagarini Silva
INTERNACIONAL X TAMOIO
Local: Beira-Rio
Horário: 10h
Árbitro: Douglas Perdomini
Assistentes : Ricardo Bittencourt Pmentel e Lucas Both
Delegado da FGF: Sílvio Moreira Aquino
Na rodada inaugural o Estância Velha tomou 4x1 do Internacionalo em Porto Alegre, o Guaíba venceu ao Sul Brasileiro , em Osório, por 2x1 e o Tamoio, tomou 3x0 do Igrejinha, fora de casa.
Destes, somente o Guaíba, treinado na competição pelo atleta do time no Estadual Amador Tiago Greem tem a base da equipe do campeonato amador. O Tamoio disputou o Estadual apenas com o nome. A equipe era formada pelo Doze Horas, de Porto Alegre e o Estância tem por base a equipe da Feevale que sagrou-se campeão brasileira universitária.

Estância Velha/Feevale é Campeão Brasileiro Universitário



O dia de hoje ficará marcado na história do projeto "Esporte Universitário da Feevale". Nesta manhã, dia 26, o time de futebol masculino conquistou o título de Campeão Brasileiro Universitário de Futebol Masculino. Após uma partida emocionante, decidida nos pênaltis, contra Universidade Vila Velha (UVV), do Espírito Santo, os hamburguenses, que representavam o Rio Grande do Sul no evento, puderam comemorar. A competição esportiva aconteceu de 20 a 26 de setembro, em Vitória (ES).

O jogo, terminou empatado em 1 x 1, com o gol do time hamburguense marcado pelo atleta Felipe. Nos pênaltis, a Feevale venceu por 5 x 4, com gols feitos por Gérson, Caco, Acácio, Michel Bordin e Rodrigo Tornin. A premiação foi realizada logo após a partida, que foi realizada no estádio do Estiva. A equipe da Feevale retorna ao Rio Grande do Sul neste sábado, com saída do Espírito Santo marcada para às 18h. A chegada em Porto Alegre está prevista para às 23h.

O técnico da equipe, Teobaldo Kruse da Costa comemora a conquista e diz que valoriza muito o título, pois é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido com o grupo desde 2006. "Jogamos aqui com equipes muito qualificadas, contra jogadores profissionais, aprendemos muito e fortalecemos a "família" que criamos. Parabenizo o trabalho de toda a equipe que está no Rio Grande do Sul e aos que estão aqui conosco, nos dando suporte e, principalmente, os atletas que realizaram um excelente trabalho, que tiveram uma postura muito boa, que atuaram com calma, disciplina e que tiveram muita personalidade em campo. Agora, vamos comemorar e descansar para voltar aos treinos na próxima semana", ressalta o técnico.

O time hamburguense viajou para Vitória no último domingo, dia 20. A equipe, campeã dos Jogos Universitários Gaúchos de 2009, foi a única representante do Rio Grande do Sul no evento esportivo. A delegação da Feevale é composta por 20 atletas, juntamente com o técnico Teobaldo Kruse da Costa, o preparador físico Jonas Ronaldo Mello e o oficial Elisandro Jucinei Damazio, num total de 23 pessoas. Esta foi a segunda vez que o time da Feevale participou deste evento nacional. Em 2007, os atletas estiveram presentes e conquistaram o 4º lugar.

Ao todo, 16 equipes competiram pelo Brasileiro Universitário. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e do Ministério do Esporte (ME). Mais informações podem ser obtidas no site do Comitê Olímpico Brasileiro:
http://www.cbdu.org.br/.

Equipe de futebol masculino da Feevale

Sobre o projeto Esporte Universitário: A Feevale tem se destacado no cenário regional e nacional por suas ações inovadoras e projetos de caráter comunitário. Uma das ações desenvolvidas para promover a formação profissional dos alunos da instituição é o projeto Esporte Universitário, que contribui através do fomento da prática desportiva como elemento para a formação integral dos acadêmicos. O projeto está aberto à participação de todos os alunos da Feevale, em diferentes formas e manifestações esportivas. As ações do projeto estão organizadas a partir de diversas atividades: patrocínio de estudantes atletas em modalidades individuais; constituição e treinamento de equipes esportivas de modalidades coletivas que visam representar a instituição; participação em eventos esportivos locais, regionais e nacionais, através de parcerias com diferentes setores sociais; fomento a outras formas de atividades físicas e esportes universitários que visem à integração acadêmica e à promoção da saúde.
matéria do site da Feevale

PAU "NI MIM"

Recado do Mário !!!
"O time que alugou o nome do Tamoio estava disputando uma competição em Porto Alegre onde seus adversários, no mais das vezes , eram ajuntamentos de amigos e familiares de alguns becos da capital."...........isto para mim tem um nome : é puro preconceito, como é que deixam um imbecil destes escrever ??? idiota . meu fone é xxxxxx."
Mário, talvez tenha exagerado, mas foi só uma figura de linguagem , digamos "licensiosidade poética, agressiva". Não há preconceito. Se soubesses por onde já morei, teria certeza. No episódio do suposto racismo contra um jogador lá em Ivoti( atleta do Guaíba), podes ver ( está nas postagens antigas), minha posição. Talvez tenha sido forte, e é claro que não é isso que eu penso em grau, gênero e número, mas, eu aci realmente que o futebol amador de Porto Alegre deixa muito a desejar em organização, não obstante alguns valorosos baluartes e tem decaido muito. Os exemplos de violência campeiam. Há times patrocinados pelo tráfico e casos de jogadores que,se não assinam com estes "mais poderosos", são aconselhados a, "não competirem". Falta é coragem para todos dizerem o que sabem. Copetições como Copa Paquetá decairam em muito na qualdade por causa de problemas semelhantes a estes. Valeu . (obrigado por ter se dientificado, inclusive com o número do fone, que eu aqui, omiti).

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Estância Velha/Feevale está na final do Brasileiro Universitário

Estância Velha está na final do Brasileiro Universitário


O Estância Velha/Feevale está na final do Brasileiro Universitário. O representante gaúcho venceu hoje na semi-final, por 3 x 1 a FTC (BA). A decisão será contra a Universidade Vila Velha (ES), neste sábado, a partir das 10h30min. Hoje, os gols do Estância/Feevale foram de Felipe Kehl (2) e Caco (1).

Brasileiro Universitário Masculino: Estância Velha/Feevale na semifinal



O Estância Velha/Feevale venceu a Uesc-BA por 4 x 2 em jogo válido pelas quartas-de-final do Brasileiro Universitário de Futebol. Marcaram para o representante gaúcho em Vitória (ES), Gerson Gusmão, Luiz Acácio , Parobé e Michel Bordin.
O técnico Teobaldo Kruse da Costa, tem dois problemas para o jogo da semi-final na manhã desta sexta, quando , no campo da Estiva, enfrenta a FTC (BA). O zagueiro Cristiano Kehl e o meio atacante João Carlos se recuperam de lesões e são dúvidas.

Plínio, do Doze Horas, poderá jogar em 2010


O atacante Plínio, do Tamoio/12 Horas, aquele que agrediu o juiz Diego Real no Estadual Amador, e que levou uma suspensão de 280 dias do Tribunal de Justiça Desportiva, poderá disutar o campeonato do ano que vem.
Plínio havia sido denunciado no artigo 253 do CBJD e podia ser suspenso por até 540 dias. O técnico Dentinho, do Tamoio/Doze Horas acha que a suspensão ficou de bom tamanho e espera contar com o jogador para o campeonato de 2010. Dentinho disse que Plínio aceitou a punição e não vai recorrer, até por que a pena já deverá estar cumprida quando o próximo certame iniciar.
O LANCE
O lance aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo do jogo Tamoio/12 Horas x Gramadanse, dia 30 de agosto, em jogo de ida das quartas-de-final. Ao marcar um pênalti a favor do time da Serra, o Diego Real levou uma voadora nas costelas.
TEMOR
O presidente do Tamoio, Ivanio Lagni temia que o clube fosse proibido de disputar a Copa Alceu Bordignon, que começou nesse final de semana, mas o clube viamonense foi multado em apenas R$ 275,00.

PRIMEIRAS DA SEXTA






.....Em relação as considerações do vice-presidente de futebol do Gramadense, Flávio Martíns, faço as seguintes observações opinativas, concordado com algumas, discordando de outras e , ficando "em cima do muro" em relação a outras. Sobre àquela que encabeça sua reclamação, não surpreende. A FGF não pauta sua atuação por ser muito democrática e nem tem como atender aos interesses de todos mesmo. Em relação ao Estadual Amador então, c.... e anda.

.....Não dá para aceitar a comparação da situação do Estância/Feevale com o do Doze Horas. O time que alugou o nome do Tamoio estava disputando uma competição em Porto Alegre onde seus adversários, no mais das vezes , eram ajuntamentos de amigos e familiares de alguns becos da capital. Tanto que o Doze Horas ganhou o bi-campeonato usando time reserva. O Estância/Feevale representa o Estado numa competição Nacional em nível universitário. Em Porto Alegre, depois que o Academia do Morro se licenciou por que alguns "investidores" estão vendo o sol nascer quadrado, o Doze Horas manda na área. Aí não tinha quer parar mesmo. Se não vão querer paralizar o campeonato quando a filha de 15 anos do massagista de um clube fizer 15 anos.
......De fato, o Estância Velha/Feevale sabia da competição e o assunto poderia ter sido tratado antes. É que na verdade, houver um "emendão". Um domingo que sucedeu uma semana de muita chuva, um de eleição em Ibirubá e aí, sim, o da participação do Estância no Brasileiro Universitário. Foi concidência e exigir bom senso da FGF seria exagero. Ainda sobre o fato de ser a Feevale e não o Estância o representante gaúcho no Brasileiro Universitário, o problema é mais amplo. De uns anos para cá , o Estadual Amador tem sido um repositório de experiências. Neste ano, por exemplo, somente Gramadense, Ivoti, Grêmio Ibirubá, Serrano e Americano são genuinamente times de "Amadores". O Guaíba é um juvenil/junior recheado com alguns "passados" , mas pensando e revelar jogadores. A Associação Nova Prata fez um "avant-premier" para a segundona de 2010, o Morro Reuter usou o amador para justificar reformas no estádio , tanto que quando se aprumou para a competição esta já havia acabado para ele, o Tamoio emprestou o nome ao Doze Horas que cansou de bater- algumas vezes nos dois sentidos- nos timecos da capital, inexpressivos depois da retirada da Academia do Morro e o União Campestre queria provar para a turma da Certel que podia mais do que "papar" aquele campeonato, embora tenha ficado devendo. Bem o Estância, todos sabem o que realmente queria. É onde está agora, em Vitória. Ou seja, se continuar assim, dentro de alguns anos serão três ou quatro times. Até por que houve um inchaço muito grande nos juniores/juvenis. Qualquer "novo rico", ou remediado mesmo, achando que pode ser um novo Juan Figuer contrata um "Menotti dos Pobres" ou um professorzinho de educação física com um abrigo listrado Adidas dos anos 70 e sai caçando uma gurizada por aí na esperança de que saia um Taison "da vida" para no mínimo, negociar com um grande clube. Isto quando não dão "cambão" numa cidade inteira. Claro que há trabalhos sérios como o Igrejinha,por exemplo e o próprio Guaíba, para citar um do "nosso meio". Já em relação a aquisição de ritmo de jogo por parte do Estância Velha/Feevale, acho duvidosa a vantagem que o Gramadense alega. Tem , alguém pode dizer, o desgaste de uma longa viagem ida-volta e ainda jogos todos os dias, praticamente, podendo haver lesões de jogadores por exemplo. Mas, por outro lado, é um grupo jovem e haverá uma semana , quase, para recuperação.

.....Não entendi o que o Flávio Martíns quis dizer sobre custos extras, deslocamentos, despesas adicionais. Os jogadores recebem por jogo, não é ? Ou estou enganado. E não haverá aumento no número de partidas , por consequencia de viagens. Logo não muda neste aspecto não é mesmo ?
.
....Sobre a quebra de ritmo, bem que Gramadense, Ivoti e Grêmio Ibirubá podiam ter se movimentado. O Grêmio treina duas vezes por semana. Acho que continuou. O Ivoti é um mistério. Andam muito quieto. Já o Gramadense, pela sua inércia, tomou pau do Jornal de Gramado. Faltou capacidade de convencimento à direção, falta de interesse dos jogadores ( profissionalismo não dá para exigir , né, ou dá ? ) , ou o Gramadense não viu necesidade. Então não dá para reclamar da falta de ritmo.
.....Sobre decisão arbitrária da FGF, segundo o Gramadense, é apenas um reflexo da pouca expressão que tem a categoria na entidade máxima do futebol gaúcho. Lembro sempre que , para o Perondi, "amador era para um bando de velho brigar". Agora, nem isso não é mais. Cada um tem um interesse distinto. Falta uniformidade de interesses. Isso é ruim.

.......Tomei um pau do pessoal da Feeevale. Primeiramente parabéns pela classificação à semi-final e pelo fato de ter igualado o melhor desempenho gaúcho na competição. Quero explicar que procuro aqui fazer uma cobertura informativa e editorial de forma profissional. Talvez exagere . Mas minha proposta não é de "colunismo social" , ou seja , só puxar o saco. É verdade que pouco se sabe sobre a competição. É pouco divulgada. Fui atrás. No site da competição, dois dias antes não havia nem o nome das entidades participantes. A própria Feevale, que despeja dinheiro na mídia, até por que arranca doses generosas através de mensalidades de alunos cuja capacidade intelectual não permite ingressarem na UFRGS ( que é de graça), execeção feita a sado-masoquistas endinheirados que preferem pagar do que estudar de graça, bem que poderia ter uma assessoria mais eficiente. Não tenho a pretensão de que o blog recebesse algo,mas o veículo onde trabalho ( Rádio Guaíba, Correio do Povo) , sim. Ou então, e aí me desculpem, não tão nem aí para este campeonato secreto. Pode ser. Temos que respeitar.

.....Critiquei por que o começo do Estância/Feevale foi ruim. Esteve na iminância de se desclassificar na terceira partida. Acordou em tempo.Parabéns. se não criticasse no momento ruim não faria sentido elogiar na ascensão, que é este. E tem mais: reclamar de jogar todos os dias 90 minutos, não dá. Parem de chorar. O que eu não posso exigir é o Marcelo Buda, do Gramadense, com 36 anos, correr os "90" sem cansar ou o "alemão das cucas" do Morro Reuter que trabalha de sol a sol e domingo vai la vestir a camisa do "Moro Roiter". Gurizada nova, bem preparada , boa estrutura, nível universitário. E sobre cobrar , penso que , embora de mesmo nível, é de se esperar que haja mais bons jogadores no Rio Grande do Sul, mesmo numa seleção universitária,do que a do Piauí, pois como se sabe, aqui no Sul, fazer três refeições por dia é praxe. Não é assim em todas as "regiões" do Brasil.

.....Por último, os atletas da Feeevale deixam claro que o Estadual Amador só serviu de laboratório para o Brasileiro Universitário, que , segundo eles, é de um nível muito superior. Bem, sendo assim, se Ivoti, Gramadense e Grêmio Ibirubá perderem um título para uma equipe que usa a mesma competição que eles almejam como proveta de laboratório, se perderem devem trocar de esporte para 2010. Sugiro canastra , que a alemoada joga muito nas tardes de domingo. Aí seria humilhação demais para o já pobre campeonato. Só faltava no próximo ano o Guaíba inscrever o time mirim e encardir a competição. Com os juvenis já deu um calor no Ivoti.




Estância/Feevale já iguala melhor campanha e rebate críticas



Filipe Vargas, atleta do Estância/Feevale
"Ganhamos por 4x2. Estamos na semi-final. Já igualamos o melhor resultado das equipes universitarias do Rio Grande do Sul. O nivel é forte e as equipes são bem preparadas fisicamente, além de jogarmos 90 min todos os dias. Com certeza nao viemos aqui a passeio. Em primeiro lugar tu deverias ter mais respeito, não só com os atletas mas também com a Instituição Feevale. Estamos representando não somente o Centro Universitário mas também o estado do Rio Grande do Sul em uma competição nacional, e que por sinal somos a única IES (Instituição de Ensino Superior) do estado a chegar na semi-final da competição e pela segunda vez. Quando não se conhece o nível da competição e melhor não se manifestar para não falar besteira. O nível é muito superior ao do amador, que por sinal serviu apenas para treinarmos nossa equipe, são atletas jovens e muito bem preparados".

Gramadense foi contra o adiamento e critica a FGF



O vice-presidente de futebol do Centro Esportivo Gramadense, Flávio Martíns, faz importantes colocações a respeito da paralização do Estadual Amador :
Diz ele ao blog :
O Gramadense não concordou com essa paralização do campeonato. Encaminhou correspondência ao presidente da FGF Francisco Noveletto colocando a sua indignação por vários motivos
1º) Porque outros times disputavam campeonatos paralelos como o Tamoio/12 Horas ( que disputava uma competição amadora de Porto Alegre, tendo sido campeão, inclusive) e nem por isso a competição parou;
2º) Porque o clube inscrito é o Estância Velha e não a Feevale, que, aliás, sabia antecipadamente que teria um compromisso e deveria ter se preparado para cumpri-lo sem paralisar o certame. Decisão equivocada e autoritária da FGF
3º) O Estância Velha/Feevale é o único que segue em ritimo de competição, todos demais param, trazendo para aquele grande benefício técnico em prejuízo, evidente, dos demais;
4º) Há um custo financeiro não previsto para os participantes que irão gastar com deslocamentos, treinos, refeições não previstas. Quem paga essa conta?
5º) O Gramadense vinha embalado e lhe foi jogado um balde de água fria. Todos ficaram descontentes, atletas, torcida, e diretoria;
6º) Não houve uma reunião onde se pudesse discutir o assunto. Sequer um documento da FGF informando as mudanças. Uma simples ligação com a decisão. A informação foi de última hora determinando que escolhese entre duas opções: ou o Gramadense jogava uma rodada isoladamente antes da Feevale viajar ou retardava todo campeonato até dia quatro de outubro, como arbitrariamente foi decidido.
Entendemos essa decisão como absurda e, educadamente, requeremos via ofício á FGF uma reunião com os clubes esta semana para discutir a questão e, se possível antecipar a data do reinício para o dia 27. Contudo, mais uma vez, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ÚLTIMAS DA QUARTA/ OU/ PRIMEIRAS DA QUINTA



.......Madrugada de quinta-feira...Estou no ar no Último Toque pela rádio Guaíba. Estadual parado a movimentação é pouca, mas.....
.....Tem razão o pessoal de Gramado. Para quem faz 80 anos em dezembro e busca seu primeiro título e investiu muito para isso , podia ter aproveitado melhor esta folga no Estadual. Mau tempo, até a julgar pelas previsões dos meteorologistas, que quase nunca acertam, até pode atrapalhar, mas os atletas alegarem outros compromissos é dose. E não querer subir a Serra. Isso que é Gramado, imagina se é num fim de mundo. Garanto que o compromisso de muitos e jogar num solteiro e casados por meia dúzia de cerveja quente num campo embarrado na Vila dos Agachados de qualquer vilarejo por aí.
.......Estância/Fevale venceu uma e se classificou. Tava na hora também. Não se sabe muoto dos outros adversários mas devem ser do mesmo nível então , se vamos elogiar em caso de conquista , temos que cobrar a falta de vitórias também. Só faltava travar o campeonato e fazer fiasco lá em Vitória.
.....Plínio pegou uma multa de acordo e o Tamoio marchou com alguns pílas. Cabe recurso mas esta grana aí o pessoal da Tuca levanta rapidinho. O comércio por lá é forte.
.......O pessoal de Ibirubá tava envolvido na eleição. O do Estância estava passeando em Vitória e parece que ontem se lembrar que foram para lá jogar bola. Os jogadores do Gramadense pediram para os dirigentes não os amolarem e tão de papo para o ar. E os do Ivoti, alguém sabe o que estão fazendo ? O Cabeça é " cobra de duas cabeças". Pode estar, na surdina, lapidando o time para esta semi-final.

Gramadense fará amistoso com o Juventude-B, sábado

O Gramadense fará amistoso no próximo sábado contra a equipe B do Juventude, que disputa a Copa Arthur Dallegrave. Será o único compromisso da equipe neste interregno de três semanas.
A imprensa de Gramado tem criticado os dirigentes do Centro Esportivo Gramadense pela não movimentação nestas três semanas. Os dirigentes dizem que os jogadores alegaram outros compromissos e no último sábado, o mau tempo fez com que um treino marcado fosse cancelado.

Estância Velha/Fevale vence a primeira no Brasileiro Universitário

Estância Velha/Fevale vence a primeira mas se classifica para a 2ª fase no Brasileiro Universitário


O Estância Velha/Fevale, representante gaúcho no Campeonato Brasileiro Universitário conseguiu na manhã desta quarta-feira sua primeira vitória na competição. No jogo de hoje o Estância goleou a FIC, do Ceará , por 5x1. O certame vai até domingo, dia 26 , em Vitória, Espírito Santo. Os gols foram marcados por Marquinhos Porciúncula (2), Felipe Kehl , Gerson Gusmão e houve ainda um gol contra para o Estância.

Com quatro pontos em três jogos- a de hoje foi a primeira vitória no certame- o Estância Velha, que representa a equipe da Fevale alcançou a classificação para as quartas de final e volta a jogar nesta quinta-feira, dia 24, às 8h30min, no campo da Estiva, contra o time da UESC (BA).

A equipe é trenada por Teobaldo Kruse da Costa e a delegação é composta por 20 atletas. Estão na Comissão Técnica ainda o preparador físico Jonas Ronaldo Mello e o oficial Elisandro Jucinei Damazio. Esta é a segunda vez que o time da Feevale participa deste evento. Na anterior, em 2007, então sem estar consorciada com o Estância Velha, 4º lugar.

Time do Guarany de Espumoso será experiente



Marcos, sempre atento às coisas do Guarany nos corrige, ou , melhor, agora torna as coisas mais claras, sobre o clube de Espumoso que prepara seu retorno ao Estadual Amador 2010:
.......Em relação ao fato de termos enfrentado na 1ª fase o campeão e o vice, referi-me aos do ano anterior, 2004:
Aí confere:
Decisãpo de 2004
05/12/2004 - Botafogo 1x0 Juventude de Ibirubá
12/12/2004 - Juventude de Ibirubá 1x1 Botafogo
BOTAFOGO de Fagundes Varela - Campeão
.......Sobre a "gurizada", esta atuará na direção do Departamento de Futebol Amador, ou seja, gente nova, renovação, entende. No futebol ( atletas) o grupo vai ter experiência, já que o campeonato é muito forte. Daqui mesmo no máximo quatro poderão ser aproveitados , até por que no campo não temos trabalho de base, somente no salão.
Explucado e corrigido.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Estância/Fevale empata no Brasileiro Universitário



Hoje pela manhã , em seu segundo jogo pelo Brasileiro Universitário, o Estância Velha/Feevale empatou com o UniSant'Anna, de São Paulo por 1x1 e segue sem vencer no Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol Masculino. O jogo foi novamente no Engenheiro Araripe, em Vitória (ES).
O time do técnico Teobaldo Kruse da Costa, enfrenta agora a FIC, do Ceará, ás 10h30min desta quarta-feira.

Plínio pega 280 de gancho e Tamoio multa de R$ 475,00



O atacante Plínio, do Tamoio/Doze Horas, que deu uma "voadora" no árbitro Diego Real, no jogo Tamoi x Gramadense, em Viamão, foi julgado agora a noite pela TJD da FGF e punido com 280 dias de suspensão. Já o Tamoio foi multado em R$ 475,00. cabe recurso. Te coça Donça.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ÚLTIMAS DA SEGUNDA



.....Árbitro Diego Real segue sendo bastante elogiado. Primeiro foi o dirigente do Gramadense, Flávio Martíns, agora é o técnico do Guaíba, Márcio Costa: "ele ainda não tinha apitado jogo de nossa equipe, mas foi um excelente arbitro, fiquei muito surpreso e impressionado pela sua qualidade. Tem grande futuro pela frente". Diego Real apitou Sulbrasileiro e Guaíba, sábado, pela Copa Alceu Bordignon, em Osório, com vitória do Guaíba por 2x1.
.....Marquinhos Porciúncula, do Estância Velha/Feevale nos corrigiu e já tiramos do "ar" a foto do Alceu Bordignon. Báa !!! Matei o cara errado. Perdão e me corrijam sempre.
.....Estância Velha/Feevale perdeu na estréia do Brasileiro Universitário. Na estréia, hoje pela manhã, derrota por 2x1 , em Vitória(ES) para o FTC, da Bahía. O jogo foi realizado no estádio Engenheiro Alencar Araripe, estádio da Desportiva. Amanhã, 8h30min, o Estância Velha encara o encara o UniSant'Anna, de São Paulo, novamente no estádio Engenheiro Alencar Araripe.

GUARANY DE ESPUMOSO, AOS POUCOS, JÁ SE MOVIMENTA PARA 2010



Do companheiro Marcos chega o que segue:
O Guarany segue na disputa do campeonato gaúcho de futsal, sendo o filiado mais antigo em atividade. Jaques Cavalli, que estava na presidência está somente na função de treinador , além de continuar como coordenador das categorias de base. A idéia é fazer uma comissão técnica em separado para a disputa do Estadual Amador 2010
Sobre a temporada de 2005, a última em que o Guarany disputou, Marcos lembra que , na verdade, naquele certame o Guarany apenas "emprestou" o nome para o Novo Tempo, time varzeano de Espumoso que era o tri-campeão municipal e campeão regional.
Marcos , que foi dirigente naquele ano, "sem nenhuma experiência", segundo ele mesmo, acha que a campanha até que foi boa e lembra que o campeão e o vice daquele ano estavam naquela chave. Para 2010 a idéia e realizar um trabalho mais planejado e já informa o perfil da equipe, " será a gurizada da casa, que gosta do futebol daqui", diz.
CONFIRA A CAMPANHA DO GUARANY EM 2005
1ª fase
Chave 1
- 1º TURNO
14/08/05 - Guarany 0x0 Juventude de Ibirubá
21/08/05 -Botafogo de Fagundes Varela 4x0 Guarany
28/08/05- Grêmio Ibirubá 1 x 1 Guarany
- 2º TURNO
18/09/05- Guarany 0 x 0 Grêmio Ibirubá
25/09/05- Guarany 0 x 0 Botafogo de Fagundes Varela
02/10/05- Juventude de Ibirubá 7 x 0 Guarany
Classificação:
1º) Botafogo...............13 (classificado)
2º) Juventude...........11 (classificado)
3º) Guarany................4
4º) Grêmio Ibirubá...3
Os campeões no entanto, foram Americano e Sete de Setembro. Botafogo e Juventude pararam já na 2ª fase.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DIEGO REAL APITA EM OSÓRIO







Diego Almeida Real, elogiadíssimo pelo Gramadense pela sua atuação em Viamão contra o Tamoio, apita amanhã em Osório, o jogo Sulbrasileiro x Guaíba. Ele , naquela partida, marcou , corajosamente, um pênalti contra o time da casa aos 45 do 2º tempo. Apitou dois jogos no Estadual Amador e foi bem em ambos, apesar deste incidente em que foi agredido pelo jogador Plínio do Doze Horas. Amanhã ele será auxiliado pela Renata Schafer e o Jair Maciel Louvai.

Tamoio só volta ano que vem se houver nova parceria

Estádio Edgar Texeira, do Tamoio, receberá agora jogos do juvenil na Copa Alceu Bordignon


Depois de ter "emprestado o nome" ao Doze Horas, do Campo da Tuca, Porto Alegre, o Tamoio de Viamão reencarna e disputa com sua base a Copa Alceu Bordignon, a partir deste sábado. O presidente Ivânio Lagni viu como positiva a parceria, " foi boa sim. O episódio da agressão do Plínio ao árbitro - o caso será julgado na 2ª feira na FGF- foi um fato isolado. Todos foram muito bem tratados em Viamão e nós também, quando saímos, fomos bem recebidos".


A parceria com o Doze Horas pode até continuar. O técnico Dentinho, que joga no veterano do Tamoio foi quem intermediou a negociação. Plínio , no entanto, acha que ainda é cedo para adiantar qualquer coisa. " O certo é que sem uma parceria não há como participar do Estadual. Já estávamos fora há muito tempo por isso. Aqui em Viamão o apoio das empresas praticamente não existe o que impossibilita de participarmos do Estadual Amador", diz.

Gurizada do Guaíba quer fazer bonito na Copa Alceu Bordignon

7º NO ESTADUAL AMADOR , O AZUL E BRANCO DO BALNEÁRIO SÃO GERALDO BOTA A GURIZADA PARA JOGAR NA COPA ALCEU BORDIGNON



.......O time do técnico Thiago Greem, que estréia domingo em Osório contra o Sul Brasileiro, entra na Copa Alceu Bordignon com a experiência de grande parte do grupo ter participado do Estadual Amador. Confira os atletas que disputaram o Amador e que estão em condições de aproveitamento para esta competição:
Jean (93), Willian (91), Eder (92), Mateus (91), Robson (92), Di Paula (91), Alex (91), Luandrio (91), Tata (89), Roger (91), Felipe (89), Marcelo(89), Bruno (90), Maguila (91) e Guilherme (91).

BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO E COPA ALCEU BORDIGNON MOVIMENTAM ESTÂNCIA VELHA E GUAÍBA





.....Fim de semana sem Estadual Amador. Recesso na competição.






.....Guaíba, Estância Velha e Tamoio estream amanhã na Copa Alceu Bordignon. O Estância Velha joga em Caxias do Sul , contra o Caxias, mas pouco tem a ver em relação com o time do Estadual. A base deste está em Vitória(ES) no Brasileiro Universitário. O Guaíba, do técnico Tiago Greeem, que jogou pela equipe no Estadual, vai à Osório, enfrentar o Sulbrasileiro. O jogo será no estádio dos Taquarais . Aqui sim, a base é a do time que ficou em 7º no Estadual Amador. Já o Tamoio tem sua estréia em Igrejinha. Não tem nada com o time que disputou o Estadual. Aquele era o do Doze Horas, do campo da Tuca, de Porto Alegre. De Tamoio , só o nome.






.....Com a participação do Estância Velha , o Estância/Feeevale e mais 16 instituições de Ensino Superior começa no domingo o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol, válido pela Liga do Desporto Universitário. A competição , em Vitória(ES), vai até o outro sábado, dia 26.




Confira os adversários do nosso semi-finalista do Estadual Amador:




UPIS-DF (União Pioneira de Integração Social), atual campeã do torneio;


UVV-ES (Centro Universitário Vila Velha);


Unip-SP (Universidade Paulista);


FIC-CE (Faculdade Integrada do Ceará);


UESC-BA (Universidade Estadual de Santa Cruz);


CUBH-MG (Centro Universitário de Belo Horizonte);


UFRJ-RJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);


UFMA-MA (Universidade Federal do Maranhão);


UFSC-SC (Universidade Federal de Santa Catarina);


Universo-GO (Universidade Salgado de Oliveira);


UniSant'anna-SP (Centro Universitário Sant'anna);


FTC-BA (Faculdade de Tecnologia e Ciências);


UFES-ES (Universidade Federal do Espírito Santo)


Mackenzie-SP (universidade Presbiteriana Mackenzie).




.....As partidas serão disputadas no Estádio Engenheiro Araripe, onde jogava a Desportiva, que chegou a disputar vários campeonatos brasileiros e cuja capacidade é hoje- já foi bem mais- para 13 mil pessoas, , no da Estiva (capacidade para 2 mil pessoas) e no do Grêmio Esportivo Laranjeiras.




......O Congresso Técnico e sorteio dos grupos para a competição serão realizados no domingo, às 15h, no Hotel Aruan, na praia de Camburi, em Vitória .O Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol 2009 é um evento que faz parte da Liga do Desporto Universitário e tem patrocínio de Redecard e Nokia e apoio de Comtax, Bauducco e Wilson.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ESTÂNCIA VELHA : PERFIL

Futebol Clube Estância Velha/Feevale vai disputar o Brasileiro Universitário


Marquinhos Porciúncula, nos lembra:


A equipe do Estância Velha/Feevale, que disputa o Estadual Amador, estando na semi-final é formada por 25 atletas da Feevale ( alguns ex profissionais e outros que pararam antes de se profissionalizar com média de 24 anos) e outros cinco juniôres do Estância Velha.


O time vai representar o Estado no Brasileiro Universitário e depois vai encarar o Gramadense pelo Estadual.

Crescem as chances do Guarany de Espumoso voltar em 2010

Mobilização em Espumoso. Guarany se prepara para voltar


Amigo Marcos, de Espumoso me passa o seguinte:


......."dia 28 haverá uma reunião em Espumoso para formar a diretoria para futebol de campo, visto que o Guarany participa no Salão. As possibilidades de o Guarany retornar no ano que vem são grandes.Já há uma comunidade no orkut para mobilizar a comunidade para o Estadual Amador 2010.
.......Com a palavra o presidente Jaques Cavalli
ÚLTIMA VEZ
O Guarany disputou o Estadual Amador pela última vez em 2005. Na ocasião a equipe não conseguiu passar da 1ª fase não conseguindo vencer nenhum dos seus seis jogos, limitando-se a quatro empates, numa chave em que se classificaram Botafogo de Fagundes Varela e Juventude de Ibirubá.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ASSOCIAÇÃO NOVA PRATA VIRA PROFISSIONAL EM 2010

Por enquanto não há nenhuma novidade em relação a novos participantes no Estadual Amador 2010. Ao contrário disso, desde ontem, sabe-se que pelo menos um dos 11 que participaram neste ano não voltará. Pelo menos nesta categoria.
Trata-se da Associação Nova Prata. Desde ontem o clube está habilitado a providenciar, após ter solicitado, sua reversão de clube amador para profissional. Assim, a Associação deixa de disputar o Estadual Amador para ingressar na 2ª Divisão de Profissionais.
AMERICANO
E no terreno dos boatos, circula por aí que o Americano de Novo Hamburgo poderia não vir no próximo ano. União Campestre, Serrano e Morro Reuter virão.
PROFISSIONAL
Enquanto os times do Amador começam a rarear, cada vez mais ingressam no regime profissional. O Progresso, de Pelotas, vêm em parceria com o Internacional ( aproveitando os jogadores do Inter-B) e o Parada 64, do bairro Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre, também estreará , já como profissional em 2010.
Ivoti e Gramadense têm todas as condições de virarem profissionais mas não querem. Alguns não se adaptam e acabam quebrando (Internacional e Arroio Grande, Vila Rosa). Mas a situação é preocupante . Assim como está ( vale lembrar que Guaíba e Estância Velha são juvenis e/ou juniores, antes de mais nada), a tendência é a previsão do Emídio Perondi, ex-presidente da FGF se confirmar, ou seja, o Estadual Amador acabar.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Obras no estádio foi o problema do Morro Reuter

Ante-penúltimo no Estadual, Morro Reuter é outro que volta somente em 2010
A demora para deixar o estádio Municipal, o antigo estádio dos Pinheiros , em condições de jogo , foi o principal problema encontrado pelo Morro Reuter, eliminado na fase inicial do Estadual Amador. "Gastamos muito e , ainda sim, tivemos que jogar as duas primeiras fora de casa. Arrancamos com duas derrotas e aí , quando engrenamos, já estava no fim", explica o diretor do clube Polaco.

Dalmir da Rosa, o Polaco,diz que o clube investiu bastante no estádio ," e por isso tivemos que diminuir um pouco no futebol", explica, acrescentando que há poucos empresário no pequeno município. Um dos poucos reforços conseguidos foi o goleador da equipe Julião, que é de Estância Velha.


Ainda sobre o estádio, Polaco acha que a exigência foi desproporcional. "Insistiram para que aumentássemos a tela. Pô, todos viram o que houve lá em Novo Hamburgo", referindo-se a invasão de torcedores do Americano no jogo contra o Estância.


O presidente Romeu Schneider deverá continuar no cargo e o clube disputará o Estadual Amador do próximo ano novamente. Até lá as atividades estarão paralizadas,"até por que o campeonato da Rota Romântica não sairá, já que ninguém quer pegar", diz Dalmir.

domingo, 13 de setembro de 2009

CURTAS DO DOMINGO



.....Três clubes que disputam o Estadual Amador vão participar da Copa Alceu Bordignon (sub19) a partir do próximo sábado: Estância Velha, Guaíba e Tamoio. O Estância, que aproveita alguuns poucos jogaores, estreará em Caxias do Sul contra o Caxias. O Guaíba, que terá como técnico Tiago Greem, terá quase que a base utilizada no Estadual nesta competição. O começo será em Osório contra o Sul Brasileiro. Já o Tamoio, não tem nada a ver com a equipe que disputou o Estadual. É que o clube de Viamão emprestou- e acho que se arrependeu - onome ao Doze Horas, do Campo da Tuca, da várzea portoalegrense. O time começa em Igrejinha com o time que leva o nome da cidade.
....."Veterano" apesar dos seus 30 e poucos, Tiago Greem, técnido do sub-19 e que atuou na equipe no Estadual Amador, goza de ótimo prestígio por onde passou. Principalmente no SC Internacional onde deixou muitos e importantes amigos. Como tem formação ( é graduado em Eucação Física), pode fazer carreira.
.....Barão , contratado pelo Avenida, de Santa Cruz do Sul, poderia ainda não ter assinado para poder jogar as partidas restantes do amador pelo Ivoti. Não tenho a confirmação, mas me "bateram" essa. Aguardo.
.....Diretor de Futebol do Serrano Júlio Jahun esteve nesta tarde no Baira-rio, assistindo ao jogo do seu Internacional contra o Cruzeiro. E ainda é pé-frio. A própósito se alguém tiver o e-mail dele, me passe por favor. Tentei todas as grafias possível do que me deram, Grillus Shopp @ etc.. mas sempre volta o tal do e-mail.

sábado, 12 de setembro de 2009

Lanterna do campeonato, Serrano fala em mudar para 2010

Serrano, de Canela, pensa em disputar o Serra/Mar neste ano


O vice-diretor de futebol do Serrano , de Canela, último colocado na classificação geral do Estadual Amador deste ano, reconhece que o clube,um dos poucos, se não o único a disputar todos os estaduais, não vice um bom momento dentro de campo. Júlio Jahn, diz que "temos uma ótima estrutura, mas também não temos a capacidade de investir no futebol que têm , o Gramadense e o Ivoti, por exemplo", admite.


Para o dirigente neste ano faltou um pouco de experiência."A equipe era muito jovem. Apostamos na base" reconhece. Também o pequeno número de jogos impediu a equipe de entrosar no campeonato.


Pelo terceiro ano consecutivo o time não consegue passar da fase inicial. No ano passado só foi melhor que o Safurfa, de Marau." Entramos numa barca furada. Fizemos uma parceria com o Miltinho, do Sindicato dos Atletas e no final não deu certo", explica, referindos-e ao insucesso de 2008.


Para o próximo ano, o dirigente diz que o clube deverá dar "uma reorganizada" no departamento de futebol. Ainda sem saber ao certo o que será feito, Júlio Jahn já projeta a primeira mudança para resolver um dos problemas que têm havido nas últimas temporadas: a falta de jogos. "Estamos pensando em participar do Serra/Mar", adianta

DECLARAÇÕES SOBRE O ADIAMENTO DA SEMI-FINAL

Declarações de dirigentes e técnicos dos quatro semi-finalistas do Estadual Amador, ao blog do clickrbs

"Não tinha a menor chance de jogar. O campo parece uma piscina, o que prejudica quem precisa fazer o resultado" - Eduardo Cutti, diretor do Grêmio Ibirubá, que receberia o Ivoti.

"Para a gente foi ruim. Vamos perder o ritmo de jogo" - José Bavaresco, o Cabeça, técnico do Ivoti.
"Somos o único representante gaúcho lá. Depois, voltamos para o Estadual" Teobaldo Kruse da Costa, técnico do Estância Velha, referindo-se ao Brasileiro Universitário, que o clube disputará, em parceria com a Fevale, dia 27, em Vitória(ES)

"Fizemos um planejamento e agora tudo mudou. Pretendemos marcar algum amistoso para manter o ritmo"-Jéferson Base, técnico do Gramadense.

CURTAS DO SÁBADO

.....Chove em todo o Estado neste final de semana. Ou seja, mesmo que o Estância Velha não estivesse disputando, pela Fevale, o Brasileiro Universitário, não teríamos rodada igual. Ela seria , inevitavelmente transferida.
.....Lateral Barão, que chegou a fazer dois gols pelo Ivoti, acertou-se com o Avenida de Santa Cruz do Sul para o Gauchão 2010. O técnico Cabeça perde o atleta para os jogos finais do Estadual.
.....Serrano, de Canela, que nunca deixou de disputar o Estadual Amador, não se encontra. Há tr~es anos não passa da 1ª fase. Neste ano foi lanterna na geral. Ano passado, penúltimo ( somente não foi último por que o Safurfa, de Marau, conseguiu perder todas as seis partidas que disputou). Neste ano, apostou na base, tinha um time muito jovem. No ano passado, fez parceria com o Miltinho, do Sindicato dos Atletas, que mandou uma "bombas" para a Serra e também não deu certo.
......Rodrigo Reche, goleador do Serrano, e do Estadual também, antes do Fabianinho do Grêmio Ibiruba "acordar", tem 23 anos, nunca jogou em times profissionais e nem nunca foi convidado.
.....Gramadense queria Sandro Sotili ou Adão. Só não foram contratados por que tanto Pelotas como Porto Alegre se classificaram para o quadrangular final -e subiram, inclusive- da 2ª divisão. O Adão, ex-Grêmio, também chegou a estar acertado então....
....Serrano, de Canela, poderá disputar o Serra-Mar deste ano. Para ir ganhando ritmo para o Estadual do próximo ano.
.....Aliás, é um problema a ser analisado e que preocupa por que, além dos participantes no Estadual estarem rareando, estão se diversificando. O União Campestre, de Lajeado, adorou o Estadual , mas o presidente Celso Kappes, também recvlama que são poucos jogos. Nem disputou o certame da Certel para priorizar e agora só volta ano que vem.
.....Há vários tipos de clubes no Amador, apesar de poucos clubes. Ou os que não têm na competição o foco principal, Guaíba e Estância( mais preocupado com categorias de base), os que querem subir para o profissional, no caso segundona ( Associação Nova Prata), os que encheram o saco dos campeonatos da volta ( União Campestre, de Lajeado, Doze Horas/Tamoio, Porto Alegre e Viamão), os que nem sabem o que querem, (Morro Reuter), ou os medrosos, que não se arriscam no profissional (Ivoti, Gramadense, Serrano e Grêmio Ibirubá). Estes, em parte até tem razão. Se é para ir para o profissional e depois voltar como o Vila Rosa, de Dois Irmãos, ou, pior ainda , quebrar ( se bem que o Vila também quebrou), como os times de Arroio Grande (Internacional e Arroio Grande e ), é melhor ficar onde estão. Mas e se também começar a virar saco de pancada no próprio amador, como está sendo o Serrano e como até já foi o Ivoti, há alguns anos ? Isso sem falar no 15 de Campo Bom, cuja impáfia dos ditigentes não permite um retorno ao amador e nem em condições precárias à segundona ( adiou seu retorno para 2010, nesta semana), ou ainda a Associação Sapiranga. Se bem que o time de terra dos "Mukers" só não subiu para a Divisão Especial em 2003 por que o Brasil de Pelotas entregou para o Farroupilha no último jogo, para humilhar o Pelotas , que havia caído para a 2ª divisão (aí ficaria o Brasil e o Farroupilha na 1º).
.....É preocupante. Não sei o que vai ser do amador. Agora, jogar só uns dois ou três meses com menos de uma dúzia de times de duas regiões do Estado apenas, não parece ser um quadro muito animador. E tudo com o beneplácito da FGF que não está nem aí para o Estadual Amador.
.....E tem mais. Me bateram nesta semana que o INSS vai bater forte na fiscalização no próximo ano nos clubes amadores que estão "pagando por baixo do pnao aos seus atletas". Será ??? Bom que quase todo mundo recebe, ninguém tem dúvida. Mas como isso entra na contabilidade dos clubes??? Quem dá e quem recebe "recibo"???

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SERRANO FOI O LANTERNA DO ESTADUAL AMADOR/2009

Serrano foi o lanterna do Estadual 2009 ( no ano passado o time teve o mesmo aproveitamento, 22% , e foi vice-lanterna, na frente apenas do Safurfa, de Marau, que havia perdido todas)

Pelo terceiro ano consevcutivo time da Serra não consegue passar da 1ª fase do Estadual Amador


CLASSIFICAÇÃO GERAL DO ESTADUAL AMADOR
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
(critérios do blog)

Como estão os quatro finalistas;
Por Pontos e aproveitamento
Gramadense, 17 pontos em oito jogos, 70,83%
Ivoti, 15 pontos em oito jogos, 62,5%
Estãncia Velha, 12 pontos em oito jogos, 50%
Grêmio Ibirubá, 9 pontos em seis jogos, 50%
Nossos critérios:
Parece óbvio, né, mas ,o 1º colocado tem que ser o campeão e o vice, o 2º. O terceiro colocado, para mim, tem que ser aquele que entre os dois perdedores da semi-final, tiver , na semi-final, melhor rendimento ( é assim que a CBF considerava nos antigos campeonatos brasileiros, quando havia oitava, quartas e semi-final), com o obedecimento dos critérios, PG, V ( que se torna inútil, pois ninguém ganhará duas e sobrará), SG, GF, e até cartões,como está no regulamento da FGF.
Os clubes que pararam na 2ª fase devem ser classificados por aproveitamento pois um deles, no caso a Associação Nova Prata, jogou duas a menos na 1ª fase. Mesma situação vale para os três times que foram eliminados na fase inicial.
Assim, do 1º aos 4º a disputa está em andamento e a partir daí, temos:

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO ESTADUAL AMADOR 2009

5º) Associação Nova Prata, 38%
6º) Estância Velha, 37%
7º) Guaíba, 33%
8º) Tamoio, 29%
9º) Morro Reuter, 33%
10º) União Campestre, de Lajeado, 25%
11º) Serrano, de Canela, 22%
Como se observa, há somente uma discrepância: O Morro Reuter deveria estar na frente do Tamoio e , dividindo o 7º lugar com o Guaíba.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

União Campestre gostou do Estadual Amador e volta ano que vem

Eliminado na 1ª fase , sem ter conseguido vencer ( três empates e uma derrota) , o estreante União Campestre, de Lajeado, gostou da competição e promete disputá-la novamente em 2010. A promessa é feita pelo presidente do clube Celso Kappes. Segundo ele faltou um pouco de experiência ao clube. " Nos jogos em casa, atuamos de forma superior e não conseguimos vencer. Em Nova Prata também deixamos a vitória escapar". Em relação ao último jogo, derrota para o Grêmio , em Ibirubá, Kappes justifica:- Três ou quatro jogadores não puderam atuar, aí ficou difícil".
CERTEL
Atual campeão da competição, o clube optou por priorizar o Estadual e não está disputando o campeonato regional da Certel." A previsão é de que a fase inicial do Estadual já tivesse terminado quando o campeonato iniciou ( já está na quarta rodada), mas como atrasou não havia como disputar as duas competições ao mesmo tempo", diz Celso Kappes.
PRESIDENTE
O dirigente deverá continuar na presidência do clube e seu nome deverá ser aclamado no final do ano.

Do grupo campeão em 2008, Grêmio Ibirubá só não tem dois atletas.

Dinei, ex-Grêmio Ibirubá, hoje está na Portuguesa de Desportos.



Diretor de Futebol do Grêmio Ibirubá, Eduardo Cutti, colabora e nos corrrige:


" do time do ano passado só não fazem parte do grupo deste ano os atletas de Dinei, jogando na Portuguesa e o Espeto, morando em Caxias do Sul. Já o meio campo Dudi está de volta ao plantel do Grêmio Esportivo Ibirubá. .


Bem lembrado. O Dinei, o Valdinei Eberton Borges Correia, que completará 26 anos na ante-véspera do natal, é natural de Barros Cassal. Estava no Santa helena, de Goiás, antes de ir para a Portuguesa de Desportos.
Confira sua ficha:
2002-2005: Passo Fundo-RS
2006: Lajeadense-RS
2007: Vila Nova-GO
2008: Anápolis-GO e Gama-DF
2009- até 05/04/2009: Santa Helena-GO
desde 06/04/2009: Portuguesa-SP

PRIMEIRAS DA QUINTA

....."Não jogamos bem, mas o importante foi passar de fase. Erramos muitos gols, estou preocupado". Declaração do técnico José Bavaresco, o Cabeça, do Ivoti, ao blogo clickrbs.com.
.....Do time campeão de 2008, o Grêmio Ibirubá teve três baixas: Dinei, Dudi e Espeto. O técnico Paulo Gaúcho, que busca o bicampeonato do Estadual Amador., vibra com a recuperação do bom futebol do atacante Fabianinho, artilheiro no ano passado com dez gols. O diretor Eduardo Cutti confia também na força da torcida."A nossa casa lotada deixa o time mais forte".
.....Em novembro haverá maisnuma edição do Sulbrasileiro de futebol amador com os três Estados da região Sul e mais São Paulo, da região Sudeste, representados. Será em Ibirubá, no estádio Carlos Jacob Simon, dias, 14,15,16/11/2009. Bem , o Estadual, que teve a rodada adiada, terá jogos, dias quatro, 11, 18 e 25 de outubro. Quase que emenda. Se chover em dois finais de semana haverá problema.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ÚLTIMAS DA QUARTA



.....Estadual Amador pára por duas semanas. Não vejo problemas. Há datas e os motivos são justificados. Eleição em Ibirubá e competição em nível nacional do Estância/Fevale. Quem ganha e quem perde com isso ? O Estância seguirá jogando, vai se entrosar mais ( embora o time seja a base do Fevale mas não a totalidade). Os demais poderão recuperar lesionados. Não sei se todos têm jogadores machucados. O Ivoti tem o Juninho, por exemplo.
.....Parece que os casos de racismo em Ivoti não são tão infrequentes assim. Parece que há diversos registros na Polícia.
.....No final ficou legal. Márcio Costa e José Bavaresco acertaram as pontas "numa boa". Assim é que se faz. Conversando- mesmo que seja através do blog- a gente se entende. Lembrando sempre, "imprensa não inventa. As vezes aumenta". Mas não é o caso deste blog. Só nos limitamos a registrar todos os pontos de vista e ouvir todos os lados. É jornalismo.
.....Dá para perceber que há jogadores de ótimo nível, boa educação, cordiais. Felipe Klein, pela atitude em relação ao episódio em Guaíba, é um destes casos. Parabéns à ele pela conduta.
.....De Parabéns também a dupla Márcio/Pablo do Guaíba. Não deu para classificar. Ficar trocando farpas nõ vai adiantar nada , Então o negócio é parabenizar o adversário. Procurar não deixar rancores e tocar a vida. Até por que ano que vem tem mais. E no caso do Guaíba, é concentrar esforços na Copa Alceu Bordignon. É isso aí pessoal. Boa sorte.

ESTADUAL AMADOR PÁRA POR TRÊS SEMANAS

Está adiada a fase semi-final do Campeonato Estadual Amador. A Federação Gaúcha transferiu a rodada deste final de semana para o dia quatro de outubro. Por consequencia, a rodada de volta será dia 11 do mesmo mês.
A transferência se deve a participação da equipe da Fevale no Brasileiro Universitário, e a base é o time do Estância Velha e ainda as novas eleições para prefeito em Ibirubá, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cujo pleito será realizado no dia 20 de setembro. É que em Ibirubá, Gustavo Roberto Schröeder (DEM), e o vice, Mário Pedersen (PP), foram afastados dos cargos em razão da suposta distribuição de vales-combustível a eleitores. Depois de serem cassados em primeira instância, recorreram ao TRE. Mas a cassação foi mantida em julgamento no dia 28 de julho.Desde 3 de agosto, quem administra o município é o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Jandrey (PP). Ele ficará no cargo pelo menos até a posse do novo prefeito.

FELIPE KLEIN, GOLEIRO DO IVOTI: "NÃO ESTOU NO FUTEBOL PARA ARRANJAR INIMIGOS"



Por e-mail, goleiro do Ivoti, Felipe Klein, dá sua versão sobre o porquê ter silenciado em relação as cobranças feitas pelo técnico do Guaíba, Márcio Costa, antes do jogo em Guaíba, entre seu time, o Ivoti e o Guaíba Futebol Clube.
"quanto à questão de eu não ter te comentado sobre o episodio, é porque pra mim, aquele episódio já passou. Logo apos o jogo eu procurei o Marcio (Costa) para conversar sobre o que ele tinha falado ao meu respeito no inicio da partida e resolvemos tudo ali mesmo. Não gosto de deixar nada mal resolvido. Não estou no futebol pra arranjar confusão ou inimigos, então resolvemos tudo naquele dia mesmo, logo após o jogo e para mim tudo está resolvido. O nosso Técnico, José Bavaresco, o Cabeça tem suas razões para dizer o que disse e eu não vou entrar no mérito da questão".

SÓ PARA NÃO DEIXAR DÚVIDA, BALU (DO GUAÍBA) NÃO PARTICIPOU DA CONFUSÃO



Só para esclarecer, a observação do preparador físico do Guaíba Pablo Gomes, que eu não havia entendido, vêm agora mais "explicadinha"
" o fato ( confusão/agressão entre o atleta do Guaíba e o mesário) foi ocasionado quando o mesário estava do lado direito do ataque do Guaíba, assim o atleta numero 6 (FRABIAN tá FRA na súmula, não seria Fa biano? BRAGA CORREA, o BALU) não poderia estar participando do ocorrido. Foi o próprio camisa 9 Dioguinho(DIOGO DA SILVA PEREIRA", que foi agredido pelo mesário"
Para que entendam, coloco novamente o que está na súmula, na secção, relatório-extra:
O que está em vermlho foi colocado de forma errada pelo árbitro, ou seja o nº 6, Balu, não teve participação no fato.
Aos 76 minutos de jogo, a partida foi paralizada por 3 minutos, devido túmulto ocorrido quando a bola estava fora de jogo, para cobrança de arremesso lateral em favor da equipe do GUAIBA FC; pois atleta de nº 6, equipe GUAIBA FC, Sr FABIANO BRAGA CORREA foi buscar bola que estava ao lado da mesa do Delegado da partida, momento que houve troca de empurrões entre o atleta de nº 6 e o Sr Delegado da partida,imediatamente o atleta de nº 9, da equipe do GUAIBA FC,Sr DIOGO DA SILVA PEREIRA aproximou-se e agrediu o Sr Delegado, conforme quadro Expulsões acima. Informo também que o Sr Delegado da partida revidou a agressão com um Soco, atingindo o rosto do atleta de nº 9 da equipe do GUAIBA FC. o Sr Delegado foi substituído pelo Sr SILVIO PRUDENCIO DA SILVA, pois não tinha condições de permanecer até o final da partida em função do sangramento. Informo ainda que as comissões técinas adentraram ao campo de jogo, mas somente com intenção de acalmar a situação.

COMISSÃO TÉCNICA DO GUAÍBA PARABENIZA IVOTI E DÁ O ASSUNTO POR ENCERRADO



Novas declarações de dirigentes do Guaíba. Agora apaziguadoras, sem ressentimentos, praticamente dando o assunto por encerrado:


Márcio Costa ( técnico)
"Desejo todo o sucesso ao Ivoti, à sua diretoria represetanda pelo presidente Joaquim e a comisssão técnica, José Bavaresco e Alexandre. Esses fatos lamentáveis só envergonham nosso futebol. Temos que esquecer e tomar tudo isso como lição pois a competição continua e o Ivoti tem que pensar no jogo decisivo contra Grêmio Ibiruba. Já o Guaiba tem que pensar na Copa Sub 19 que começa dia 16 de setembro, pois no futebol temos que levar amizade e não inimizades"
Pablo Gomes (preparador físico)

" O José Bavaresco(Cabeça) é um grande treinador e muito respeitado por todos nós aqui do Guaiba, mas pela sua experiência não deve dar ouvidos ao que dizem alguns jogadores que só querem colocar lenha na fogueira. Nunca falamos nada, nem eu, nem o treinador , nem qualquer outro jogador do banco de reservas, para alguem acertar alguém e como profissional da Educação Física que sou não compactuaria com qualquer atitude parecida com esta. Parabéns ao Cabeça pela classificação e sucesso".

TÉCNICO DO GUAÍBA DIZ QUE JAMAIS MANDOU TIME SEU BATER



O técnico do Guaiba Márcio Costa foi irônico ao rebater as manifestações de José Bavaresco, treinador do seu adversário na 2ª fase do Estaual Amador:" Bom o Ivoti empatou né ? é sempre assim, quando empata tem um problema. Quando ganhou em Guaiba não teve". Sobre a acusação de que mandou baterem no jogador Juninho, Márcio diz, " se ele falou vai ter que provar pois jamais mandei bater em alguém". O técnico guaibense se justifica dizendo que nem sabia que Juninho estava com tornozelo machucado, " pô, saber qual era o tornozelo lesionado chega ser ridículo. Vale lembra ele esta dizendo que o Juninho já estava pisado agora só falta ele dizer que fui eu também que mandei machucá-lo".
Márcio Costa acrescenta ainda que seu time estava ganhando o jogo por 1x0 e nem teria tempo par pensar em lesionar um atleta adversário. "Queriamos era fazer o 2º gol, isso sim".
INVESTIMENTO
Segundo Márcio Costa o Ivoti fez um investimento muito alto e a torcida estava cobrando muito, vaiando até ," de repente é desespero desta pessoa(Cabeça)". Sobre a amizade de ambos ele diz, "infelizmente dizer que não é meu amigo em campo e fora sim, analisem e ele ainda fala em Deus, chega a ser ridícula essa situação".
FRASES
Outras frases do técnico do Guaíba:
" pô, se minha equipe batesse não teriamos apenas uma expulsão no campeonato todo. E a única que houve foi por esse incidente com o delegado que é da cidade de Ivoti. Além disso tivemos só um atleta suspenso pelo 3º amarelo"
,"eu também poderia disser que o delegado provocou isso mandado por alguem para nosso time ficar com um a menos. Mas eu jamais faria isso sem provas. Porém eu não vou acusar sem ter provas. Dizer que o um jogador me falou chega ser ridículo"
"passar o seus problemas para os outros é facil, peguem por favor todas, repito, todas as súmulas de todos os campeonatos disputados pelo Guaiba e vejam se houve algum incidente comigo em todos os campeonatos jogados por nós até hoje na FGF"
"quem reclamou do árbitro em Ivoti não fomos nós foi essa pessoa que está falando(Cabeça).Tive que substituir um atleta lesionado que levou uma pancada no tornozelo também (no 2º tempo). Não levantei suspeita pois inclusive esse atleta também estava parado há três semanas fazendo tratamento"
,"ele(Cabeça) dizer que não viu os incidentes pô ? falei à ele sobre a segurança e ele se omitiu. Foi para o vestiario. Mas em Guaíba ele diz que lhe ofendi. Ofendi o Felipe (goleiro), uma semana depois"
"Sobre dizer que o papel aceita tudo, quero informar à ele que temos a requisição de corpo e delito( sobre a agressão ao atleta expulso). O que acusamos temos prova, á disposição desta pessoa"
"Sobre ele dizer dizer que não aconteceram todas essas coisas, sim , acho que muito coisa ele não deve saber pois foi para o vestiário. Mas não queremos mais polêmicas pois sobre os incidente não seremos nós que os julgaremos"
"O Guaíba para o Ivoti ja é passado. O Ivoti está de parabéns pela classificação, principalmente o presidente Joaquim e o diretor Alexandre que foram as pessoas que nos trataram com muito respeito e dignidade"