sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TÓPICOS HISTÓRICOS DO GRAMADENSE PUBLICADOS NO JORNAL DE GRAMADO





......Naquele Estadual de 1959 os outros campeões foram o Grêmio Lourenciano (região Sul), Quaraí (região Fronteira), Aliança, de Santa Rosa(região Central) e Guarany, de Garibaldi ( região Nordeste).

.......Na semi-final o Gramadense passou pelo Brasil de Farroupilha. Foram três jogos disputadísimos, inclusive com briga generalizada. O terceiro jogo foi em campo neutro: Novo Hamburgo. O primeiro , em Farroupilha, teve vitória do Brasil por 3x1. No segundo, em Gramado, deu Gramadense, 2x0. No terceiro jogo, no estádio do Floriano, de Novo Hamburgo, os "Taquarais" Balzaretti e Oscar Dal rio.

.......Na decisão, na ida, em Gramado, houve empate por 1x1. No segundo jogo, em Santo Antônio da Patrulha, deu Jaú, 5x1. A viagem de Gramado à Santo Antônio da Patrulha durou sete horas. Começou ás 5h da manhã a delegação só chegou no local do jogo ao meio dia. As estradas eram muito ruins, Seria mais ou menos como ir hoje de São Francisco de Paula à Bom Jesus, na RS 122, que leva 35 horas, de tanto buracos.O amadorismo era tanto que na noite anterior a viagem os jogadores do Gramadense participaram de um baile no salão Felício Libardi,no bairro Avenida Central. Quer dizer, dormiram três horas e foram chacoalhando num ônibus.

.......Todos os jogadores do Gramadense, vice-campeão estadual em 59 eram de Gramado mesmo. Hoje, a maioria é de fora, muitos do vale dos Sinos, região do rival, Ivoti. Na final, prijeiro jogo, em Gramado, um jogador quase chegou atraso. Pista, que sempre se atrasava por que ficava até o meio da tarde carregando lenha.

......Dirceu dal Ros e Balzaretti (Balza, como era chamado) eram dos poucos que não trabalhavam e assim podiam treinar quase que diariamente. O gramado dos Pinheirais, naquele tempo, era no sentido contrário ao do que é hoje. O volante Kuwer, do Gramadense, desperdiçou um pênalti no jogo de ida mas todos acharam graça por que a bola atingiu em cheio o padre Manéa que assistia ao jogo.

.......Da equipe vice-campeã em 59 cinco já faleceram:Elói Haack (Chapeleta), Nélson Dinnebier, Evanor Maurina, João Moraes e Oscar dal Ri. O atacante Flávio Balzaratti, foi procurado por uma pessoa após o jogo final, derrotabpor 5x1 para o Jaú mas disse que não iria falar com ninguém pois estava chateado com a goleada. Era um dirigente do Lansul, de Esteio, que queria lhe fazer uma proposta para atuar no profissional do time , que era forte na época.

......O time do Gramadense, vice-campeão estadual em 1959: Dirceu da Ros, João Ferreira "Bagunça", Élio Haack "Chapeleta", Nailor Balzaretti, Nélson Dinnebier, valmor Kuwer , Evanor Maurina, João Moraes, Oscar dal Ri "Rosca", Irineu Dinnebier !Pista" e Flávio Balzaretti.

.......Os irmãos Lorpa, Lorpinha e Lorpão, mais Armando Carasai eram os seguranças do clube e garantiram a segurança para os jogadores "dentro e fora " de campo, nos jogos semi-finais contra o Brasil de Farroupilha. Esta turma era da pesada. Tudo caminhoneiro e lenhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário