terça-feira, 27 de outubro de 2009

PRIMEIRAS DA TERÇA

.......Taquarense volta ao Estadual Amador ano que vem. Vai usar a competição como preparação para 2011, ano do seu centenário, quando pretende disputar a 2ª Divisão.
.......Parace ser uma nova estratégia que eu, particularmente, acho até legal. O time disputa um ano ou mais o Amador e depois ingressa no profissional. É a tendência do momento. O Amador se tornauma espécia de "aquece" para o ingresso no profissional. Pode ser que Ivoti e Grêmio Ibirubá, mais o Serrano, por exemplo, sigam esta linha. Caso contrário, dentro de alguns anos, o Amador se resumirá a quatro ou cinco times.
.......Um dos motivos para o esvaziamento do Amador é a proliferação de times juvenis e juniores. Até meados dos anos 90, creio, somente os times da 1ª Divisão podiam disputar o Estadual Juinior. É era obrigatório, o que para alguns consistia-se em dificuldades financeiras terríveis. Clubes que não tinhamtradição, interesse , e principalmente , condições de ter a categoria junior. Não raramente os juniores viajavam "esprimidos" no mesmo ônibus dos profissionais para fazerem a preliminar e se chovesse ( e aí a preliminar era adiada) era um "Deus nos acuda". O jogo ficava para a 2ª feira, tinha que dormir no quartel da cidade, uma situação terrível.
.......Criaram as categorias B e C de juniores, além do juvenil ( o termo junior só foi criado em 1980, até então era só juvenil, que engrupava jogadores até os 19 anos). A categoria anterior, tal qual agora, não tinha competição oficial em nivel estadual ( na época era o Infanto-Juvenil). Temos hoje a Ligafa, por exemplo, que organiza as demais categorias "de base" (pedem para não chamarmos de "inferiores"), mas , embora com o respaldo, não tem a oficialidade, da FGF.
.......Com a proliferação dos empresários no futebol e as milhares de negociações possíveis, houve enorme crescimento no número de clubes e isto contribuiu para o esvaziamento do Estadual Amador. Hoje qualquer empresário "meia-boca", junta uma gurizada boa, mistura com alguns "perninhas de pau" cujos pais tem dinheiro, faz um clube e se filia`na FGF e disputa o juvenil ou junior. Isso quando alguma espertalhão vestindo terno Armani e falando chiado não dá uma "engrupida" em alguma prefeitura e monta um time para "angariar" verbas públicas e de apoiadores (geralmente fornecedores da Prefeitura) sob pretexto de "divulgar o nome da cidade".
.......Então, os antigos clubes do Estadual Amador ou cairam numa dessas ou então, apenas resovem investir só em categorias de base ( tipo Gepol e Sul Brasileiro, ambos de Osório). Alguns poucos ainda adotam o sistema híbrido. Casos de Guaíba e Estância velha, que disputam as categorias de base e também o Amador.
.......Aí é que está: A solução pode sero mesmo termo. Encosta a gurizada com alguns veteranos. Foi assim que o Márcio Costa, técnico e coordenador do Guaíba Futebol Clube fez neste ano com ótimo resultado. Foi a meninada do Guaíba mesclada com alguns experientes- caso do Thiago Gremm, que hoje treina os próprio meninos na Copa Alceu Bordignon-.
.......A Associação Nova Prata é outro belo exemplo. O perfil da equipe era de jovens atletas. Ora, se a pretensão era mesmo de ir para o profissional ( tanto que irá em 2010), por que disputar os juniores e ter que colocar só "guris" , se para a segundona, inapelavelmente , vai ter que mesclar com experientes ? Foi o que o time de Nova Prata fez. Disputou o Estadual Amador e pode colocar na equipe alguns experientes, caso do Batata, cria da casa, que , com seus 25 anos, foi o destaque e goleador da equipe e que no ano que vem vai disputar a segundona. É prata da casa, é experiente e vai sair mais barato, pois mora ´lá mesmo, do que trazer um Darzone, Elton Correa, Evandro Brito, Aládio, por exemplo, para dar um toque de "experiência" no time.
.......A solução é essa. Quem pretender se aventurar no profissionalismo, não se limite a disputar juniores ou juvenis.Dispute também o Estadual Amador para já poder ir mesclando com alguns experientes da própria cidade e região.
.......Sempre é bom estar com os pés no chão, no entanto. Olha os exemplos de Vila Rosa, Arroio Grande e Internacional de Arroio Grande que foram para o profissional e quebraram. Os dois da zona sul ainda tem a desculpa de que para eles seria muito longe disputar o Estadual , já que não há outros times da região (havia o Emad, de Jaguarão,apenas), mas o Vila, tri-campeão nesta década, quebrou mesmo.
.......O ruim para este clubes é o pequeno número de jogos. A Associação Nova Prata jogou só seis vezes. Aí é brabo de sustentar esta tese. O União Campestre, de Lajeado, também estreante, atuou apenas em quatro partidas. Deu preferência ao Estadual Amador, não disputou o campeonato da Certel e está parado. Aí é ruim. O Serrano,de Canela, pensa em disputar o Serra Mar, por exemplo, para poder jogar mais durante o ano.
.....Deixei por último. Presidente do Gramadense Dirleu Santos deu entrevista ontem ao Flávio Fiorin, na Guaíba e confirmou: O Gramadense pensa em ingressar no futebolprofissional, mas somente em 2011. Até por que no ano que vem representa o Estado no Sul Brasileiro Amador.
.......Juventude de Lindóia do Sul, campeão catarinense amador em 2008, que estará em Ibirubá, dias 13,14 e 15, tem o mesmo técnico há oito anos. Time não foi bem no Estadual deste ano, sendo eliminado pelo Ajap, de Pinhalzinho, mas é "papão de títulos do Sul Brasileiro"(já ganhou quatro vezes) e já festafesta inclusive aqui no Rio Grande do Sul, em Dois Irmãos. Te cuida Grêmio Ibirubá.

Um comentário:

  1. Vc tem k faser a seleção do Amador, Tenho alguns nomes, Bosco,Barão, Wilian,Luis Henrique,Neguinho,Sandro,Murilo,Rafael Dias,Zezé,Marcelo Buda e Fabianinho... Gostou da minha ?
    Abração

    ResponderExcluir