quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRAMADENSE E IVOTI: NÚMEROS E ANÁLISES





Compare os números de Gramadense e Ivoti, faltando apenas um jogo para o término do Estadual Amador 2009:

CAMPANHAS:

IVOTI : 11 jogos, 6 vitórias, 3 empates , 2 derotas ////// 19 gols pró, 10 gols contra, saldo + 9 ( 63%)
GRAMADENSE: 11 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 1 derrota//////// 20 gols pró, 7 gols contra, saldo + 13 (78%)
Análise: Números são números, não se discute. Ambos jogaram o meswmo número de jogos ( não é imbecilidade lembrar isso por que se um finalista fosse o Grêmio Ibirubá, este teria disputado dois jogos a menos, já que sua chave era "capenga" na 1ª fase). O Gramadense tem duas vitórias a mais. Na verdade a diferença é de um jogo, já que o Ivoti pode igualar o confronto domingo. Na fase inicial o Ivoti perdeu para o morimbundo Morro Reuter naquel jogo em que o goleiro Felipe Klein começou mosca. Alí se deu a diferença. Além disso- até por que o Gramadense também perdeu uma para o Americano- o time do técnico José Bavaresco não consegiu ganhar na 1ª fase do time "infantil" do Guaíba. Inadmissível para quem investiu tanto e tem tanta tradição. Mesmo que perca o jogo e o título( pois poderá perder e ser campeão, 0x1 ou 1x2 e vencer nos pênaltis) o Gramadense terminará o campeonato com um aproveitamento melhor ( no caso seria 72% a 66%), ou seja, para o melhor ficar com o título tem que dar Gramadense.


EM SUAS CASAS

IVOTI: 6 jogos, 3 vitórias , 2 empates e 1 derrota////// 10 gols pró, 6 gols contra, saldo de gols, + 4 (61%)
GRAMADENSE: 5 jogos, 4 vitórias ,1 empate///// 11 gols pró , 2 gols contra, saldo de gols, + 9 (86%)

Análise:
Não há termo de comparação. O Gramadense não perdeu uma em casa. Só cedeu um empate para o Tamoio quando já tinha a vantagem de ter vencido em Viamão. Se vencer terminará com um aproveitamento de 88%. Se empatar termina com 77% e se perder, 71% , ainda assim, em casa terá campanha melhor do que o Ivoti. Fez mais e melhor o dever de casa. Tem contra si o retrospecto histórico, em Gramado, contra o Ivoti- não vence há dez anos- mas neste campeonato sem se compara. O Ivoti parece que se assusta com o seu torcedor. O técnico José Bavaresco reconhece esta dificuldade. O Ivoti conseguiu não ganhar em casa do Guaíba, para se ter uma idéia. Háa e isso que o Ivoti ainda "ganhou" uma partida em casa antecipada pois o campo do Morro Reuter não estava em condições. Ou seja, se prevalecer o retrospecto deste campeonato daria Gramadense . Se fosse o histórico daria Ivoti ou empate. No geral, segue em vantagem o Gramadense.


FORA DE CASA

IVOTI: 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate ,1 derrota////// 9 gols pró , 4 gols contra, saldo de gols + 5 ( 66%)
GRAMADENSE: 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, sete gols pró e quatro gols contra, saldo de gols + 3 (72%)

Análise:
Se o Ivoti vencer igualará o aproveitamento do Gramadense. Se perder ou empatar terminará o campeonato com 55% ou 61% respectivamente. Fora de casa os times são parelhos. Pouco há para acrescentar neste quisíto. O problema do Ivoti realmente é em casa. E em Gramado não perde faz dez anos , no mínimo ( não tenhos dados de 98 , o que me impede de ir mais para trás na estatística)


IVOTI
05/07- Eucalíptos - Ivoti- IVOTI 2 (Jé e Alexandre) x 1 Morro Reuter (Marcos Alexandre)
12/07 - Eucalíptos - Ivoti - IVOTI 2 (Jé e Juninho ) x 0 Estância Velha
19/07 - Breno Guimarães- Guaíba- Guaíba 0 x 0 IVOTI
02/08 - Eucalíptos- Ivoti- IVOTI (Barão) 1 x 1 Guaíba ( Thiago Greem)
16/08 - Acácias- Estância Velha- Estância Velha 0 x 2 IVOTI (Luiz Gustavo e Maiquel)
23/08- Pinheiros- Morro Reuter- Morro Reuter 2 (Evandro e Tharles ) X 1 IVOTI ( Luiz Henrique )
30/08 - Breno Guimarães- Guaíba- Guaíba 2 ( Evandro e Tuta ) x 3 IVOTI ( Edimar, Zezé e Barão)
06/09 - Eucalíptos- Ivoti- IVOTI ( Juninho ) 1 x 1 Guaíba ( Wiliam)
04/10 - Carlos Jacob Simon- Ibirubá - Grêmio Ibirubá 0 x 3 IVOTI (Maxwell-2 e Juninho)
11/10 - Eucalíptos- Ivoti- IVOTI (Maxwell, Piolho e Alexandre) 3 x 1 Grêmio Ibirubá (Roman)
18/10 - Eucalíptos - Ivoti- IVOTI 1 (Maxwell) x 2 Gramadense (Murilo e Roman)

GRAMADENSE


05/07- Pedro Sander- Canela- Serrano (Rodrigo Rech-2) 2 x 2 GRAMADENSE (Roger e Gino)
12/07 - Pinheirais- Gramado- GRAMADENSE 3 (Rafael Dias, Tsuga e Murilo ) x 0 Tamoio
19/07 - Pinheirais- Gramado- GRAMADENSE 1 (Jaquinha ) x 0 Americano
02/08 - João Renato Feltes- Novo Hamburgo- Americano (Fernandinho) 1 x 0 GRAMADENSE
16/08 - Edgar Teixeira- Viamão- Tamoio 0 x 2 GRAMADENSE (Marcelo Buda-2)
23/08- Pinheirais- Gramado- GRAMADENSE 3 (Jardel, Roger e Murilo ) X 0 Serrano
30/08 - Edgar Teixeira- Viamão- Tamoio (Sandro Oliveira) 1 x 2 GRAMADENSE (Rafael Dias e Murilo)
06/09 - Pinheirais- Gramado- GRAMADENSE (Marcelo Buda e Maranhão ) 2 x 2 Tamoio (Bruno e Cadinho)
04/10 - Acácias- Estância Velha - Estância Velha 0 x 1 GRAMADENSE (Marcelo Buda)
11/10 - Pinheirais- Gramado- GRAMADENSE (Cinval e Flavinho) 2 x 0 Estância Velha
18/10- Eucalíptos- Ivoti 1 (Maxwell) x 2 Gramadense (Murilo e Roman)

Análise: O time da serra vem de três vitórias consecutivas. O Gramadense está mais embalado.
GOLEADORESDO IVOTI )
Maxwell e Juninho..... 3
Alexandre, Jé e Barão...... 2William, Piolho, Zezé, Edimar, Luiz Gustavo, Maiquel e Luiz Henrique .....1

DO GRAMADENSE )
Marcelo Buda.....4
Murilo..................3Roger e Rafael Dias.....2Jaquinha, Flavinho, Cinval, Jardel, Murilo, Gino, Maranhão, Roman e Tsuga.....1

Análise:
Goleador nato mesmo que tem é o Gramadense. Marcelo Buda é o homem gol da decisão. Aquele do qual se pode esperar decidir um jogo. O problema é que o Buda está velho e ultimamente mais complica do que joga. mesmo assim fez quatro gols e só começou a jogar no final da 1ª fase. É uma icógnita por isso. No Ivoti, o craque é Maxwell. Dá para esperar mais dele do que do Buda. O Maxwell, além ter idade para ser filho do Buda, tem por isso mais vitalidade e só está pensando em jogar. Pode ser mais importante na decisão. Ponto para o Ivoti.


GOLEIROS
IVOTI
Samuel e Pérson, dois jogos e um gol sofrido, média de meio gol por jogo
Felipe Klein, seis jogos, seis gols, um gol por jogo
Éverton, um jogo, dois gols, dois gols por jogo
GRAMADENSE
Bosco....11 jogos,seis gols sofridos, média, 0,54 por jogo
Análise:
O Bosco é disparado o goleiro do campeonato. Jogou todas e tem pouco mais de meio gol por jogo. É experiente. Já jogou até no Maracanã ( pelo Esportivo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil de 2005 , acho). Conhece o Estadual Amador. Foi campeão pelo Americano de Novo Hamburgo em 2007. No Ivoti, aliás, este foi um dos problemas. Com exceção do Felipe Klein, que falhou bisonhamente no jogo em Morro Reuter, desconheço outras falhas, mas houve muita troca. Quatro goleiros num mini-campeonato destes é muito. Isso que o Rodrigo Feijão, que estava inscrito, foi contratado pelo Brasil de Pelotas. O Bosco, além de ter feito ótimas defesas , domingo, ganhou uns dez minuos fazendo cera. É a experiência que conta. Enquanto um jogou por dezenas de clubes gaúchos e de outros Estados, o Felipe Klein é genuinamente do Amador mesmo. Nem ele faz questão de lembrar a desatrosa passagem pelo Cruzeiro de Porto Alegre em 2003. No Ivoti, no incio da competição o goleiro era o Michel, do Estância Velha ,mas como houve a parceria entre Estância e Feevale, não foi possível utilizá-lo. Houve , então, a contratação do goleiro Samuel, mas este só podia ficar em dois jogos já que havia acertado anteriormente com o São Rafael de Lajeado. Após a saida de Samuel o Ivoti partiu para contratação de um goleiro profissional, que era o Rodrigo Silva (Feijão), mas dias antes de acertar , o mesmo foi contratado pelo Brasil de Pelotas. Surgiram varios nomes do profissional para assinar, porém o clube optou novamente em ter um goleiro amador e poder utilizar cinco profissionais na linha. As opções foram o Person da Marcopolo e o próprio Felipe Klein. O Person atuou bem em seus jogos mas se lesionou no aquecimento contra o Estância. Nesse jogo atuou o Felipe Klein, e foi muito bem, por sinal. No jogo seguinte atuou o Everton , somente neste jogo, aliás. Após o Felipe Klein, que nas súmulas os árbitros chamam de Luiz Silva, fixou-se como titular. Nem sei o que houve com o Éverton. Mas é muita confusão para um time que "tem bala na agulha". Resumindo, o Gramadense tem goeiro e dos bons e no caso do Ivoti está aendo na base do " não tem tu então e tu mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário