segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRIMEIRAS DA SEGUNDA


........Leitor deste blog, ratifica má atuação do árbitro mas não poupa críticas também ao Ivoti, principalmente ao capitão: "Realmente foi lamentável a atuação do árbitro. Mas o que mais indignou foi a atitude dos jogadores do Ivoti, que viram os jogadores do Gramadense falarem, xingarem e até agredirem o arbitro e não faziam nada. Onde estava o capitão do Ivoti? Faltou o Ivoti se impor dentro da sua própria casa. Aliás, o Ivoti joga melhor fora de casa do que dentro. Infelizmente é mais um ano que o Ivoti chega bem até a final e entrega o título dentro de casa". Davi Petry- torcedor do Ivoti.
OPINIÃO DO BLOG- Sobre o Fabiano de Souza já fizemos os devidos, ou indevidos (talvez para alguns) comentários. Já em relação ao "bundamolismo" dos jogadores do Ivoti em especial ao do capitão, cabe saber se ele agiu assim nos outros jogos também ou se teve um apagão, ontem. Vinha sendo o Barão, até nem sei se foi ele ontem, mas se foi, é mais lamentável ainda. É experiente jogou em grandes clubes, Internacional, Juventude, só para citar, não podia amarelar ontem. E aliás jogou mal, pelo que ouvi da narração da rádio ABC. É bem verdadeque no Internacional nunca passou de uma promessa, sem se afirmar. Eu notei pelo tom de voz que ele estava indignado com o Barão, que , na ocasião em que ouvi a entrevista, após o jogo, nem sabia que tinha sido op capitão. O melhor que o Cabeça tem a fazer e pedir para o torcedor do Ivoti não ir para Gramado, ou se forem que vão passear no Lago Negro, visitar o Mini-Mundo, qualquer coisa mas não apareçam nos Pinheirais. Não se tocaram que o time é tímido e se enredaquando vocês estão olhando ? Até para passar pelos guris do Guaíba foi difícil em casa pô.
........Também leitor do blog, Flávio, concorda com as críticas sobre as escalas dos árbitros ao amador e a casos de "bruxismos". Mas é assim mesmo. A insistência que há com alguns nomes chega a ser irritante. O Daronco e o Jean Pierre estão sendo "empurrados garganta a baixo " há três anos , no mínimo. Bom , em relação ao Estadual Amador , como sempre disse a FGF c. e anda. Afinal é somente um torneiozinho que cada vez tem menos times. Logo, não dá para exigir muito mesmo. Ou vão alguns veteranos "meia boca" ou uns guris para pegar experiência. Alguns até se dão bem, caso do Diogo Real, que saiu-se muito bem em jogos complicados lá na "boca do Donça", ou melhor, na Toca da Onça, em Viamão, no jogo Tamoio x Gramadense, apesar da "voadeira" que tomou do Plínio, do Tamoio. Mas vai continuar assim e não adianta nada e isso que vem Gauchão 2010 pela frente. O ex-diretor de árbitros da FGF, José Luiz Barreto foi um dos grandes árbitros brasileiros nos anos 70 e recebia críticas então resolveram mudar radicamente o perfil de quem manda na arbitragem. Luiz Fernando Gomes Moreira, ex-contador do Francisco Noveleto nos tempos de "vacas magras" ainda, ex-presidente do São José, no tempo em que o Francisco Noveleto mandava no zequinha ( e ainda manda "alguma coisa").
.........Também não dá para fazer terra "arrasada". No geral o trabalho da arbitragem , acho, foi bom neste Estadual Amador. O problema é que não dá para exigir muito pois o campeonato tem decaido muito. Poucos clubes, pouca divulgação. Hoje, segunda-feira, quem vai comentar a arbitragem de ontem ? Só a rádio ABC e ainda assim, com certeza, dando mais espaço para a derrota do Aimoré no sábado e o empate do Novo Hamburgo, ontem pela Copa Artur Dallegrave. Aí é dificil cobrar. Mas, daria para ter colocado um árbitro mais experiente. Pô o Fabiano é apenas o "pior entre os melhores", ou seja o último ranquiado entre os de nível A, mas já foi, em teoria, o melhor que apitou neste campeonato.
........Alguns já criticam o Luiz Fernando Gomes Moreira, diretor de arbitragem da FGF. O "homi" também não pode ser culpado de tudo. Tem muito com o que se preocupar. O fato de ele "mandar" na arbitragem gaúcha e nunca ter apitado ( talvez só em bailes de Carnaval no Gondoleiros na década de 60), não chega a ser uma premissa sólida. De futebol ele sempre gostou- sei que daí a entender e dirigir um departamento nevrálgico é outra coisa- e há casos em que experiência específica não chega a ser imprescindível. Veja o caso do Dunga, na seleção e do Andrade, do Flamengo. Nunca haviam treinado antes. Hoje em dia, não é este o caso, sabendo "ser honesto, sério, ler, escrever e falar bem" já basta. E sobre a seriedade e honestidade do Diretor da FGF nunca pairaram dúvidas.
.......Recebo postagem educada, com conteúdo e bem fundamentada do mesário de Guaporé , sobre críticas recebidas por parte de dirigentes do Cruzeiro de Porto Alegre contra o AGE , em Guaporé. Lembro que nosso objetivo aqui é divulgar o Estadual Amador e os seus clubes. Damos uma atenção à Copa Alceu Bordignon(Sub-19) por que tem a participação de Guaíba, Estância Velha e Tamoio, que disputaram o Estadual Amador. Bem, segue a nota, na íntegra, respeitando a grafia oroginal:
Olá Rogerio, parabens pelo blog, excelente ferramenta de entretenimento e comunicação. Sou o Reinaldo Lucchese Moraes/Delegado FGF nos jogos em Guaporé. Quero aqui cumprimentar a FGF pelas escalas da arbitragem nos jogos da Copa Alceu Bordignon, hoje em Alvorada vitória da AGE 5x1 Pedra Branca e na última quarta AGE 3x0 Sul Brasileiro. Aproveito para cumprimentar a Comissão Técnica e Direção, bem como os atletas do Sul Brasileiro em Guaporé, muito cordiais e educados. E hoje em Alvorada fomos muito bem tratados pela Direção e Comissão Técnica, sempre solicitos e amáveis, nos sentimos em casa, e que casa, belíssimo lugar. Porém quero comentar fato passado, já postado aqui no blog e hoje novamente lembrado sobre o jogo do Cruzeiro em Guaporé. Primeiramente quero esclarecer a forma deselegante e mal educada que a Comissão Técnica do Cruzeiro se dirigiu a comunidade de Guaporé, dizendo que a FGF deveria marcar jogos até onde a luz alcança e se dirigindo aos torcedores e dirigentes da AGE chamandos de "colonos", de forma preconceituosa contra um clube do interior do estado. Segundo, por querer rotular a AGE, dirigentes e torcedores como truculentos e ameaçadores. Somos da paz, e temos como princípio no esporte levar aos nossos atletas a educação e o respeito com os colegas de profissão e com a comunidade. Temos o máximo respeito pelo Cruzeiro, time de tanta tradição em nosso estado, creio que este mal entendido e de pessoa mal informada seja esclarecida; até por que quem me conhece sabe que não ofendi qq membro do Cruzeiro e que manifestações de torcedores são meramente palavras jogadas ao vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário