sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PRIMEIRAS DA SEXTA-FEIRA



.......Começa hoje o Estadual Amador de Santa Catarina. Oito times disputam o título. Lá são quatro regiões que tem seus campeonatos e classificam duas equipes para a final. Daria certo esta fórmula aqui no Rio Grande do Sul ? Antigamente tínhamos o Absoluto lembram ? Era mais ou menos assim. Competições por região e depois reunia os quatro finalistas para jogos num fim de semana numa mesma cidade. O certo é que hoje isto é inviável. Não temos nem número suficiente ( foram somente 11 neste ano) e somente duas regiões representadas (Serra e Vale dos Sinos, onde incluo para efeitos de adaptação "geográfica", Guaíba). Ibirubá e Lajeado já são de outras regiões mas são representantes únicos.
.......O fato é que o Estadual Amador está sem rumo. A competição se divide entre os genuinamente amadores ( Ivoti, Grêmio Ibirubá, Serrano, Americano e Gramadense), os que priorizam a base ( Estância Velha e Guaíba) e os que querem fazer uma transição para o profissionalismo ( Associação Nova Prata), ou os aventureiros, que disputam para experimentar mas sem qualquer vínculo mais forte com a tradição ( União Campestre e Tamoio/Doze Horas). Assim, com um grupo tão pequeno ( como foi este ano e apenas aos deste ano me referi na distinção) e tão dividido, fica difícil de prever o futuro ou até ter certeza de que ele existirá.
.......Aliás, "vai terminar " a mamata de algumas ligas que trabalham com competições para atletas de até 15 anos. A Federação Gaúcha de Futebol vai abocanhar este filão também e a partir do próximo ano o Estadual Sub-15 terá a chancela da nossa "entidade máter". Ligafas e outras do gênero tendem a desparacere ou perderem muito em prestígio. Tava na cara. Dá dinheiro. Dá para encostar alguns amigos "olheiros" e empresários amigos. E as "gurias" que ficaram com a prata nas últimas olimpíadas achavam que o futebol feminino iria crescer. Futebol é business. Deu grana "damos apoio". Não deu, se f..... . E no caso das " meninas" , sozinhas ou entre elas por que , com raras exceções são tudo uns canhões. No futebo feminino não sei o que é mais difícil : as jogadoras arrumarem patrocínio ou marido.
.......Com o término do Estadual Amador, o negócio é acompanhar outras competições organizadas. A dica para o final de semana é o Serramar. Além de bons jogos e alguns clubes comtradição como Sul Brasileiro e Gepol, de Osório, a fim de semana de feriadãopromete ser de tempo bom e estes jogos são, obviamente , pertinho das praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário