sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PRIMEIRAS DA SEXTA

Patriota, fundado em 1º de janeiro de 1943, é um dos poucos remanescentes dos "bons tempos" do futebol amador na capital. Na foto, time atual, cuja agenda de jogos está sempre repleta, mas só na categoria de veteranos.




.......Bastou em colocar aqui e dar um toque na rádio Guaíba , no Plantão ( agora em novo horário, das 20 ás 22h) e choveram informações sobre os "representantes da capital nos Estaduais Amadores". Meu amigo João Padeiro, gremista histórico, me salvou: O Concórdia, de Porto Alegre, campeão estadual ( ou um dos, já que eram quatro campeonatos diferentes) em 1967, era do bairro Petrópolis. Lembra de outros grandes esquadrões da capital, União dos Onze, da Azenha( que tinha no comando o ex-diretor de árbitros da FGF, Nestor Ludwig, vivo e lúcido, ainda, Florestal, que teria sido campeão estadual nos anos 50, Clarão da Lua, Mont Serrat e o Patriota, que segue até hoje com o comando do Adelmo, disputando amistosos apenas, na categoria de veteranos, que era do Terezópolis.



.....Julio Cesar Corrêa, repórter esportivo em Gramado há 17 anos, mesmo período que assina a coluna esportiva do Jornal de Gramado, do qual tanto temos nos utilizado tomou conhecimento do nosso blog e nos passa informações sobre o Centro Esportivo Gramadense. Em relação ao campeonato amador de 1959, ele nos informa que de fato, o Gramadense ficou com o vice campeonato da série Branca, perdendo na decisão para o Jaú, de Santo Antônio da Patrulha e não para o Serrano como foi informado. O primeiro jogo foi 1 x 1, em Gramado, e o segundo com vitória do Jaú por 5 x1. Na edição desta sexta-feira, dia 16, do Jornal de Gramado há uma matéria relembrando este episódio, com entrevistas de alguns dos atletas da época. Valeu Júlio Cesar.



.....O Luiz Fernando, torcedor e ex-jogador do Ivoti nos lembra que em 1995 o Ivoti passou pelo Vila Rosa também no mata-mata, referindo-se ao levantamento que fizemos sobre os semi-finalistas nos mata-matas. Acrescente que na primeira partida, em Ivoti, houve empate por 1x1. Na segunda, em Dois Irmãos, Ivoti venceu por 2x1. Depis sagrou-se campeão estadual. Luiz Fernando, obrigado pelo toque. na verdade , nosso levantamento, ou nossos levantamentos, geralmente iniciam em 99 por um motivo de precisão. É que eu não tenho os resultados do campeonato de 1998. Depois tenho, ou está disponível na internet, logo, todos podem ter, mas alguns não são consultá´veis. Logo posso vir de 99 para cá com segurança. Este de 95, por exemplo, há disponível. Este cruzamento , na verdade, foi pela 3ª fase, depois hoouve mais dois quadrangulares. Confira e veja se está correto:


ESTADUAL 95 ( o 2º título do Ivoti)


3ª fase: Mata-mata

Obs- tenhos os jogos em oito e 13 de agosto. Acho que tem algo errado pois não dá uma semana de distância entre os jogos. Teriam jogado num domingo e numa sexta-feira ? Não tem feriado neste período. Veja como as informações, poucas que há, ainda são deencontradas. Bem, mas foi em agosto.

Rodada de ida:

Associação Sapiranga 0 x 0 Juventude(Ibirubá)

Ivoti 1 x 1 Vila Rosa

Mundo Novo 3 x 0 União(Dois Irmãos)

Gepo 1 x 3 Sete de Setembro

Pampeiro 1 x 3 Gaúcho(Serafina Corrêa)

Danúbio 1 x 2 Sobradinho

Avenida 2 x 2 Nova Palma



Rodada de volta:

Juventude(Ibirubá) 3 x 0 Associação Sapiranga

Vila Rosa 1 x 2 Ivoti

União(Dois Irmãos 2 x 3 Mundo Novo

Sete de Setembro 1 x1 Gepo

Gaúcho(Serafina Corrêa) 6 x 0 Pampeiro

Sobradinho 1 x 0 Danúbio

Nova Palma 1 x 3 Avenida


Na quarta fase foram dois quadrangulares e depois, na quinta e última, um quadrangular final entre Ivoti, Gaúcho, Sobradinho e Avenida. O Ivoti sagrou-se campeão no dia 19 de novembro, ao , em casa , nos Eucalítos, golear por 4x0 ao Sobradinho. O Gaúcho, vice-campeão, em Serafina Corrês, ganhava , também de goleada, do Avenida de Agudo, mas ficou um ponto atrás, pois tinha que contar com um tropeço do Ivoti.



.......O Rico, torcedor do Ivoti diz que foi olhar o jogo de domingo e ficou impressionado com a atuação do Ivoti, em especial a dupla de zaga, Luis Henrique, que segundo ele joga demais e seu companheiro Maiquel , que é um garoto que promete. Diz que a defesa do Ivoti transmite muita segurança com essa mescla de experiência e juventude.





Nenhum comentário:

Postar um comentário