quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PRIMEIRAS DA QUINTA

.......Sub-19 do Guaíba empatou ontem a noite em Garibaldi, 0x0. Bom resultado para o time do técnico Thiago Greem.Liguei para o Márcio Costa durante o jogo- estava de Plantão na transmissão de Brasil e Venezuela- pois , acho, era o único jogo em andamento no Brasil, além do time do técnico Dunga, para dar o resultado( temos que dar sempre que possível um jogo que esteja em andamento) mas o telefone só chamava. Teria falado no jogo de Garibaldi e Guaíba na jornada de Brasil x Venezuela mas há vários casos ( e eu sou um deles) em que o celular é só para fazer volume no bolso ( principalmente no meu caso que ainda tenho um tijolão). Talves o do Márcionão seja mais um tijolão- até por que tá com muito , tô sabendo-, mas para atender chamadas também não é. Brincadeirinha. Foi um bom resultado e espero que o jogo não tenha sido tão chato como foi o da seleção.
.......E a propósito Márcio, o "Cruzeirinho"( que o Ernâni Campelo não leia pois ele fica p. da cara quando alguém chamo o glorioso Esporte Clube Cruzeiro, de cruzeirinho ) vaí aí. Guaíba x Cruzeiro será no outro final de semana em Guaíba pela penúltima rodada da Alceu Bordignon. Ontem o Cruzeiro meteu 4x0 no Estância Velha, nas Acácias. Foram 9 na verdade por queo profissional fez 5 x 0 bo Atlético de Carazinho em casa.
.......O Cruzeiro de Porto Alegre, aliás, foi o 1º tri-campeão estadual amador. 43,44 e 45. O 1º foi o grêmio em 1942. Naquela época, entre 1938 e 1942, houve a transição do amador para o profissionalismo e a partir de 42 passou a haver dois campeonatos gaúchos, um em cada categoria. Os clubes profissionais disputavam o Amador com os aspirantes. O Grêmio venceu em 1942, sagrando-se o 1º campeão estadual amador, numa final com o Esportivo de Bento Gonçalves. O Cruzeiro foi tri em 43,44,45 vencendo na final , respectivamente o Eberle, de Canoas ( 44) e o Riograndense , de Cruz Alta (45)- não sei quem foi o vice em 43. O primeiro título para o interior foi para uma região que há 300 anos não tem mais representante no Estadual: Uruguaiana. O Ferro Carril sagrou-se o 1º campeão pós 2ª Grande Guerra, em 1946. Dos clubes do atual campeonato, o 1º campeão foi o Serrano, em 1967.
.....Leitor deste blog , o Luiz Fernando, me passa a informação. José Bavaresco, o Cabeça, técnico do Ivoti e Jéferson Bazi, técnico do Gramadense, jogaram juntos pelo Morro Reuter em 1992 e foram vice-campeões estaduais. O Luiz Fernando jogou junto com ambos. Naquele ano o campeão foi o Vila Rosa, de Dois Irmãos.
.......Um dos grandes problemas, dos vários que há, do Estadual Amador, é a falta de memória, de registros. As informações do passado são quase que transmitidas oralmente. Pouca cobertura da imprensa, falta de acuro dos clubes, são algumas explicações. Hoje , coo advento da internet, fica mais fácil. Até um bloguezinho como este, pode ajudar. Mas colaborações como a do Luiz Fernando são importantíssimas e eu diria mais, imprescindíveis. Quem tiver algo assim, colabore, por favor.
.......Há muitas lacunas históricas. Por exemplo:
a) O Jornal de Gramado mancheteou nesta semana que o Gramadense está de voltab à uma final de Estadual Amador após 50 anos. A última fora em 1959 quando perdeu para o Serrano, 4x1 na decisão. Comentei isto na rádio Guaíba e me ligaram de Garibaldi, dizendo, e mandaram eu ver no site da FGF, que naquele ano o campeão ( na verdade foram cinco, pois a disputa era por zona ), na região da Serra foi o Garibaldi:
1959
Amarela - E.C. Aliança (Santa Rosa)
Azul - G.A. Guarany (Garibaldi)
Branca - E.C. Jaú (Santo Antonio da Patrulha)
Verde - G.E. Lourenciano (São Lourenço Do Sul)
Vermelha - Quaraí F.C. (Quaraí)
E aí ?
b)Até hoje- eu que sou de Pelotas, ou me criei por lá, na verdade sou de São Lourenço do Sul, que hoje é Turuçu e que , assim que tiver uma rua, uma igreja e um mini-mercado se emancipa e vira alguma outra m...inha para empregar sete vereadores e 45 secretários, bom mas aí já é outro assunto, voltemos ao que interessa; Sempre em Pelotas ouvi falar que o Liberal, que já disputou várias vezes o Estadual Amador nos anos 70( a última delas na segunda metade dos anos 80 numa chave com Guarany de Camaquã e Juvenil , de Tapes, com o comando do Guará, que era o técnico), tinha sido o campeão estadual amador em 1978, numa final contra o São Luiz, de Ijuí, numa preliminar de Gre-nal no Beira-rio ( O Inter perdeupor 3x2 e o zagueiro Salomon, quebrou a perna, lembram ?). Silveirinha, então um jovem promissor, era o destaque do time pelotense. Mas, oficialmente, o campeão amador do Estado( conta nos anais), foi a Associação Sapiranga, qye venceu um quadrangular final onde o o vice foi o Arroio Grande, também da Zona Sul.
E aí ?
c) No ano passado , quase que o Academia do Morro foi campeão. Oficialmente , Porto Alegre voltaria a ter um campeão estadual amador depois de 41 anos. O último , e único, para FGF, foi o Concórdia, em 1967. Acontece o seguinte: Ninguém lembra deste Concórdia. Quando tratei o assunto na rádio Guaíba, choveram telefonemas de antigos torcedores e jogadores dizendo que o Clarão da Lua, do bairro Mont Serrat e o Grêmio Esportivo Patriota, fundado em 1º/01/1943, já tinham sido campeões estaduais amadores também.
E aí ?
Tô achando que ser campeão estadual amador é que nem técnico brasileiro que treina nas "Arábias". Não conheço UM que volte de lá e não diga que ganhou a Copa do Príncipe. Deve ter uma 250 por ano, no mínimo.
.....Por último. Viram só que fiasqueira na Copa Arthur Dallegrave ? O Milan, de Júlio de Castilhos fo até Três Coroas , jogar com o Rio Pardo e chegando lá encontrou tudo fechado. O Rio Pardo, que já havia dado calote em meio mundo na sua cidade, também aplicou no Mundo Novo que o despejou. Vai ser afastado do campeonato. Coitado dos jogadores. Isso não aconece, felizmente, no Estadual Amador. Lamentável. O bom árbitro Diego Real, que apitou alguns jogos do Amador , sendo elogiado ( aquele que tomou a voadeira do Plínio do Tamoio/Doze Horas), foi "só passear" em Três Coroas. Chegou lá e não havia ninguém. É várzea. Dizem que aproveitou para meditar no tempo budista.
Fuuuuuuuuui

Nenhum comentário:

Postar um comentário