domingo, 15 de novembro de 2009

MAIS TOQUES DO DOMINGO



.......Parabéns Grêmio Ibirubá ! Parabéns Ibirubá ! Parabéns futebol amador gaúcho! Não temos um penta-campeão Sul Brasileiro como o Paraná, que tem o Vila Fanny, nem um tetra, como Santa Catarina, que tem o Juventude de Lindóia do Sul, mas somos o Estado mais vezes campeão da competição, graças ao finado 15 de Novembro, aos licenciados Vila Rosa, Botafogo, Sete de Setembro e Nova Petrópolis, aos grandes, ainda, Ivoti e Americano. E cheguem para lá. Nesta galeria agora está o mais novo sócio do clube : O Grêmio Esportivo Ibirubá.

.......Uma vitória de grande relevância. O nosso campeonato, acho, é o mais fraco dos quatro Estados participantes. De longe o menos divulgado e o que menos tem apoio da sua Federação Estadual. O Grêmio Ibirubá fez uma campanha fraca no Estadual deste ano. Trocou de técnico às vésperas do Sul Brasileiro. O técnico tinha fama de retranqueiro, tanto que botava e botou, seis no meio de campo. A direção recebia críticas por contratar "à atacado" dias antes do campeonato começar e tendo que trazer alguns jogadores que não eram os pretendidos, como Heleno, do Ivoti (queriam o Luiz Henrique) e Santiago, do Pelotas ( queriam o Sandro Sotilli). Choveu durante os três dias, praticamente, mas nada disse foi suficiente para barrar o grande Grêmio Ibirubá.

.......O título tem alguns heróis e outros personagens que merecem destaque nessa hora:

a)Eduardo Cutti- O diretor de futebol do campeão é um jovem, série, trabalhador, tem total identificação com a comunidade e ainda vai dar muito a ela. Sou suspeito em falar pois o conheço desde os tempos em que ele era repórter/produtor da rádio Guaíba. Era um profissional esforçado mas o seu "bom-caratísmo" era uma unanimidade. E olha que no nosso meio ( imprensa), isto é raro. Este merece.

b)Garrinchinha- Não o conheço. Sei que é bem quisto na cidade. Pacato, sério, trabalhador.Tem fama de retranqueiro. Não tem a história e o curículo do seu antecessor, Paulo Gaúcho. Mostrou que sabe das coisas e conseguiu, em tempo recorde, aglutinar o grupo.

c)Santiago- Foi indicado por Sandro Sotilli. Ao contrário do veterano, não teve constrangimento de mudar de categoria. Fez quatro gols em três jogos. Isso já diz tudo. Não foi só mais um a faturar alguns trocos no amador. Pelo que me chegou , se deixou muito. Que faça agora um bom Gauchão 2010 e vê se diz para o Sotilli que jogar no Sul Brasileiro "não arranha" a imagem de ninguém, Santiago.

d)Heleno- Um zagueiro esforçado. Nada mais do que isso. Um dos que não desistem nunca. Todo início de ano- isto há vários anos- lá está ele no time do Sindicato em busca de algum clube. Foi reserva no Ivoti. O Luiz Henrique não acertou- mas também não desprezou o campeonato- e veio Heleno. Não sem ser criticado (inclusive por mim, mas também por alguns leitores do blog e torcedores do Grêmio Ibirubá ). Deu a volta por cima.

.......O Juventude de Lindóia do Sul mostrou por que é o Vila Fanny do novo milênio. Tal qual o clube curitibano nos anos 90, é um "Papão de Títulos". Tem a mesma base faz anos e o mesmo técnico há quase dez. Valorizou muito a conquista do Grêmio Ibirubá.

.......Me programei para escutar uma das rádios de Ibirubá (Ibiruba-AM ou CBS-FM). Não consegui. Não sei se foi falha no meu PC ou congestionamento na Internet. Pelas mensagens que chegavam no site havia ouvintes ibirubenses e de outras cidades envolvidas em todos os cantos do mundo.

.......Também tentei ouvir a rádio Osório para acompanhar o Serramar e , igualmente, não consegui. Nem sempre dá para ouvir as rádios pela Internet. Com a palavra os especialistas.

.......Lamentável a falta de apoio da Federação Gaúcha ao Sul Brasileiro Amador. No site , só os resultados "escondidinhos", lá na tabela. Nenhuma notinha na capa, nada.

.......Show de cobertura sim, da imprensa de Ibirubá. Rádios Ibirubá e CBS transmitindo tudo e o jornal "O Primeiro" com uma cobertura "on-line" sensacional. Parabéns. Das outras cidades e Estados, quase nada. A Rádio Rural, de Concórdia, colocou uma notinha,que torou deste blog, ainda na sexta-feira e foi só.

.......Considerações históricas da conquista ( depois vamos ampliá-las)

a) RS é bi-campeão. Ganhamos no ano passado com o Americano, de Novo Hamburgo. Na verdade o campeonato foi neste ano, mas valeu como sendo o de 2008.

b) Tirando São Paulo, que disputa apenas há alguns anos, Santa Catarina é quem está há mais tempo na fila, agora. O Trieste, do Paraná, ganhou em 2007. Já Santa Catarina levou pela última vez com o Olaria em 2006.

c) Os três Estados da região Sul estavam empatados com sete títulos. O RS agora tem oito.

d) Na rivalidade da cidade, o Grêmio tá na frente. O Juventude Operária , que pode e deve voltar em 2010, ganhou primeiro um Estadual, 2003, mas na sua primeira participação no Sul Brasileiro, em 2004, não levou. Ficou em 2º para o Guarani de São Miguel do Oeste. Também, vale lembrar, teve que jogar fora e não em casa como o Grêmio.

e) Juventude poderia ter igualado ao Vila Fanny como time mais vezes campeão: Cinco títulos. Adia a possibilidade no mínimo para 2011, já que no ano que vem não participa do Sul Brasileiro.

f)Aliás nem o Grêmio Ibirubá pode ser bi ano que vem. Também isto só será possível em 2011. Ano que vem a competição será em Itapiranga(SC) e terá a participação de Gramadense(RS), Cometa(SC), Urano (PR) e falta definir o representante palista. Lá o certame está na semi-final e o Real, de Santo André, está a um empate de decidir o título, logo poderá ser o único a retornar à competição em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário