quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CRÍTICAS Á NOTA SOBRE CINVAL


Como postei aqui, todas as colocações seriam , respeitosamente, respondidas. Com algum atraso,
faço as colocações ao Júlio Batisti e Thaís:
Caro Júlio Batisti:
.......Dizes que lestes a notícia no site Futebol na Rede e achastes infeliz minhas colocações, não
vistes necessidade de buscar algo negativo na carreira de um atleta no passado, que todos nós
cometemos erros e nem por isso nos tornamos ruíns e que havia, na tua opinião, um pouco de
maldade e veneno e que isto não crescente nada para o clube, jogador e nem para mim.
Aconselhas-me a sempre procurar algo de bom nas pessoas, sem precisar torrá-los e esperas
que reveja minha atitude. Vamos lá então:
1º) Sobre o rótulo que dás as declarações, de infelizes, tenho que respeitá-lo. É tua opinião. Só
acrescento que no site, por uma questão editorial e de estética jornalística, fiz somente uma
citação sobre o caso, sem datalhá-lo.
2º) No blog fui mais amplo. Recuperei a notícia e para prová-la, coloquei a nota na íntegra, com
fonte, data, etc.. Sabe, te confesso, fiquei meio na dúvida se deveria colocar ou não a nota.
Quando uma fonte me passou a informação do novo contratado do Gramadense, liguei para o
dirigente do clube , ele me confirmou o nome do atleta, me disse que tinha jogado no Bagé, e
como sempre faço, vou atrás de informações sobre o atleta. Procurei e não achei nada. É que era
Cinval e não Sinval , e que estava joga ndo no Guarany , e não no Bagé. feito isso, fui atrás de
informações , cubes pelos quais passou e me 'bateram" essa situação infeliz. Procurei algo na
internet e lá estava a nota na íntegra. Infelizmente, para ele, é o que mais chama atenção na
carreira dele. Quem duvidar, bote o nome dele completo no gogle e verá. Pensei, boto, não boto ,
é ético, não é ético. Pensei sobre ética ( sou acadêmico de Filosofia) e concluí que poderia até não
ser , mas eu estava fazendo jornalismo e não me cabioa um julgamento moral e sim dar , ou no
caso, recuperar uma notícia. É bíblico, e embora seja laico e agnóstico, permito-me aqui
recuperar a citação," o escândalo e necessário, mais ái de quem cometê-lo ( "o escândalo é
necessário, mas ai daquele por quem o escândalo vier"? . Não me dei pelo trabalho de procurar
em qual livro da bíblia isto está, perdão. Norberto Bobbio ,filósofo e político italiano, disse que
"ética na política é diferente, é outra coisa do que concebemos como moral". O Lula e o sarney
que o digam. Ainda no tocante a Filosofia, há o crivo socrático, ou seja, se fosse seguí-lo, só
publicaria o que fosse bom, útil e verdadeiro. Então, não haveria jornalismo. Quero fazer no
Estadual Amador, jornalismo. Achas que se no futuro , o Ronaldo Nazário fosse contratado por
um time do nosso Amador ninguém ia lembrar o caso dos travestís ? O Escândalo é necessário,
mas.... ai de quem cometê-lo.
2º) Que todos erramos, acho que nem merece questionamento, isso é fato. Nem todos se tornam
ruins, acho até que é o nosso caso e até o do atleta em questão Cinval, que não conheço
pessoalmente. Podes ter certeza que não há maldade nem veneno na notícia. Descubro, ou me
contam , várias coisas sobre vários personagens do esporte, nem todas são publicáveis pois não
há como prová-las, no caso deste episódio com o Cinval, a fonte está aí, para quem quiser ver
neste blog ou na internet de modo em geral. Também não é objetivo deste blog torrar ninguém,
mas também não será omitir fatos, nem atuais e nem pretéritos. Se for só para falar de
amenidades, viro colunista social. Vou , pelo menos procurar, relatar o que há e o que houve,
coisas boas e nem tão boas assim. Jamais criarei fatos. Limitarei-me a relatá-los. Mas, agradeço
o conselho. Como tenho a prerrogativa de postá-las aqui. Vou realmente pensar melhor, sem , no
entanto, nenhuma intenção de agradar a todos.
E Para a Thaís !!!
Acho que grande parte do que está aí em cima serve de explicação para você também. Então só
acrescento ainda:
1º) Pode me ajudar a noticiar coisas positivas sobre este atleta. Elas devem existir , não tenho
dúvidas. Infelizmente o fato negativo é o que está mais marcado. Consulte o gogle. Sobre já fazer
cinco anos, lembro-te que o Barbosa "frangueou" na decisão da Copa de 50 e até sua morte
lembravam somente aquela "que nem foi falha", contra o Uruguay. O Nitota, zagueiro do Inter
no gre-nal em que o Grêmio fez 4x0 em 1968 até hoje só é lembrado por aquele clássico. O
Valdir Peres, pelo frango contra a URSS na Copa de 82, só para citar alguns exemplos. Culpa da
imprensa ? Sim, mas se Não tivesse havido o escândalo ?????
2º) Confesso que sobre a importância dele no acesso do Avenida, vou procurar pesquisar mais e
trazer dados aqui. Valeu pela dica. Podes colaborar com mais ainda . Sem problemas.
3º)"O vice-de-futebol do Gramadense, que também é Delegado de Polícia, Flávio Martins não se
importou com esse erro dos atletas" tu colocastes. É verdade. Ele me disse que nem sabia do
assunto e também nem deu importãncia. tanto que não se indignou como você, mas respeitamos
sua indignação, tanto que estamos lhe respondendo aqui. Por último, aceitaremos sua sugestão, e
postaremos aqui notícias que julgarnos importantes e fatos havidos , independente de serem
bonitos ou não. Assim é o jornalismo e se o Amador RS quiser deixar de ser um campeonato
desconhecido é bom que todos se acostumem com isso. Torcedores, jogadores e dirigentes.
Imagina se a imprensa nacional falasse somente das coisas boas que são feitas pelos nossos
políticos( vide o caso do Senado, agora) ? Haveria espaço para tanta sujeira embaixo do tapete da sua sala ? Na minha não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário